Coberturas
Fortaleza passa a vacinar idosos a partir de 60 anos na segunda fase da campanha contra a Covid-19
Home Últimas Notícias Fortaleza passa a vacinar idosos a partir de 60 anos na segunda fase da campanha contra a Covid-19

 

A Prefeitura de Fortaleza segue avançando na campanha contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (21/04), feriado de Tiradentes, começa a vacinação de idosos a partir de 60 anos. A relação dos agendados está publicada no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. O idoso também deve ficar atento às mensagens via e-mail e WhatsApp.

Além dos idosos de 60 anos, permanecem sendo convocados os demais idosos acima desta idade já cadastrados. A segunda fase da campanha está ocorrendo de forma gradual e escalonada, desde 22 de março, iniciada com os idosos de 74 anos.

Ate segunda-feira (19/04), Fortaleza vacinou 382.270 pessoas com a primeira dose da vacina. Destas, 159.455 já estão asseguradas com o reforço da segunda dose. Ao todo, mais de 541 mil doses já foram aplicados desde o início da campanha, iniciada no dia 18 de janeiro. Do grupo da segunda fase, composto de idosos até 74 anos, cerca de 75% do público já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina.

A Prefeitura continua organizando a vacinação por agendamento, a partir daqueles que já realizaram o cadastro na plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)

No caso dos idosos que não têm acesso à internet ou possuem dificuldades em realizar seu cadastro, a Prefeitura atua diariamente com a busca ativa deste público, por meio das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), orientando sobre o cadastro para vacinação.

Logística de vacinação

Nesta quarta-feira (21/04), feriado de Tiradentes, a vacinação ocorrerá em 42 postos de saúde, aplicando primeira dose, além de aplicação de segunda dose nos quatro centros de vacinação já disponíveis (shoppings RioMar Kennedy e RioMar Fortaleza, Centro de Eventos e Arena Castelão), recebendo idosos e trabalhadores da saúde agendados. Ao todo, serão 46 espaços destinados exclusivamente para a campanha contra a Covid-19.

Critérios

Idosos cadastrados pela Plataforma Saúde Digital (https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br) devem comparecer aos locais de vacinação para os quais foram designados apenas quando agendados, obedecendo sempre o seu dia e hora marcados, não havendo necessidade de chegar com antecedência, e com apenas um acompanhante. O cumprimento destas orientações é fundamental para manter a organização do processo.

Veja Mais