Capital cearense está entre as 14 cidades mundiais que participaram do anúncio, na abertura da Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 e Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro

A divulgação foi realizada na plenária de abertura do evento, nesta segunda-feira (3/11).
A Prefeitura de Fortaleza se juntou a outras 13 cidades globais no primeiro dia da Cúpula Mundial de Prefeitos da C40 e Fórum de Líderes Locais da COP30, no Rio de Janeiro, para o lançamento do Acelerador de Sistemas Alimentares Prósperos da C40. A divulgação foi realizada na plenária de abertura do evento, nesta segunda-feira (3/11).
A iniciativa projeta melhorias dos sistemas alimentares urbanos até 2035, com foco em cidades da América Latina, África e Ásia. Se concentra em como os municípios combatem a fome e estratégias que envolvem economia circular vinculada à alimentação.
O prefeito Evandro Leitão destaca iniciativas já em desenvolvimento em Fortaleza, como o lançamento do Fortaleza sem Fome; a nova merenda escolar, com impulso para a aquisição junto à agricultura familiar; o debate para a retirada dos ultraprocessados da merenda escolar; e a assinatura do Pacto de Milão, de boas práticas alimentares.
“Com a liderança do presidente Lula, o Brasil voltou a deixar o mapa da fome da ONU. No Ceará nós temos o trabalho consolidado do Ceará sem Fome e a Prefeitura está priorizando uma série de medidas que somam esforços a essa rede já estabelecida no Brasil e que agora podemos ampliar de forma global”, frisou Evandro. Além de Fortaleza, assinam a medida as cidades de Acra, Cidade do Cabo, Curitiba, Dakar, Guadalajara, Joanesburgo, Lagos, Medellin, Nairóbi, Queazon City, Rio de Janeiro, São Paulo e Tshwane.
Fortaleza e a C40
Fortaleza é a integrante mais nova da C40, a rede mundial de 100 cidades voltadas para soluções climáticas. A adesão foi realizada em setembro de 2025, com assinatura de MOU pelo prefeito Evandro Leitão, durante o evento Diálogos para a COP 30. Este é o quinto compromisso com a C40 aderido por Fortaleza. Os demais são: Planejamento Urbano C40 e ONU-Habitat; Caminhos ao Lixo Zero; Cidades Seguras para a Água; e de Cidades Frescas.

