Últimas Notícias
FIEC recebe representantes do consórcio Transhydrogen Alliance para investimento em energias renováveis no estado
Home Últimas Notícias FIEC recebe representantes do consórcio Transhydrogen Alliance para investimento em energias renováveis no estado

 

Na última quarta-feira, 10, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu a visita do representante do consórcio TransHydrogen Alliance (THA), formado pelas empresas Proton Ventures, Trammo, Global Energy e Varo, Mark McHugh. Recepcionaram o convidado, Carlos Prado, 1° Vice-Presidente da FIEC, representando o Presidente da Federação Ricardo Cavalcante, que se encontra em uma missão internacional; Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC e Presidente da CSRenováveis/CE; Joaquim Rolim, Coordenador de Energia da FIEC; Constantino Frate (Sedet); Adão Linhares (Seinfra); Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC e Guilherme Muchale, Gerente do Observatório da Indústria da FIEC. Monica Panik, Diretora da ABH2 e Consultora Internacional da FIEC, também acompanhou o encontro, mas diretamente da Alemanha, onde mora há 20 anos.

O objetivo central do encontro foi estreitar os laços entre o Ceará e empresas internacionais para o investimento no âmbito da cadeia de energias renováveis, como hidrogênio verde, energia eólica e solar. O Ceará tem um potencial muito grande a ser explorado e as instituições cearenses estão investindo bastante no potencial brasileiro e nordestino.

O 1° Vice-Presidente abriu o encontro dando as boas-vindas em nome da Federação e do Presidente Ricardo Cavalcante. “É com muita satisfação que recebemos os senhores aqui, pois acreditamos que a FIEC e as instituições aqui representadas podem unir forças para conectar futuros investidores para o nosso estado”, afirmou Carlos Prado.

Logo depois, o representante da TransHydrogen Alliance apresentou o consórcio, seu status, conceito e objetivos.
“Nossa visão é que o Brasil possa ser uma potência global na produção e exportação de hidrogênio verde, alavancando umas das matrizes energéticas mais limpas do mundo. O nosso consórcio escolheu o Pecém como um dos locais para produzir hidrogênio verde e quer trabalhar em conjunto com parceiros locais, especialmente selecionados para criar uma nova indústria de exportação”, disse Mark McHugh.

Ainda de acordo com o convidado, além das exportações, a THA enxerga uma grande oportunidade na descarbonização da matriz energética brasileira. “Nosso consórcio quer identificar potenciais parceiros locais e coinvestidores. Existe uma forte oportunidade para estabelecer novas cadeias de abastecimento de energia verde, entre países com abundantes recursos de energia renovável, que reúnam a oferta e a procura futuras. Vocês são privilegiados”, concluiu.

Durante o restante do encontro, Mark McHugh foi apresentado aos números do Brasil e do Ceará no tocante à força no setor de energias renováveis, recebeu, das mãos do Sr. Carlos Prado, o Atlas Eólico e Solar – estudo que traz uma análise integrada dos recursos e potencial de geração do Estado abrangendo áreas do litoral e interior cearense-, produzido pela FIEC, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Governo do Estado do Ceará e conheceu o trabalho do Observatório da Indústria.

Ao final da manhã, todos os presentes foram recepcionados na Cobertura da Casa da Indústria para um almoço.

Compartilhe:
Veja Mais