Coberturas
FIEC recebe evento do Serviço Geológico do Brasil em comemoração aos 50 anos de atuação no Estado do Ceará
Home Últimas Notícias FIEC recebe evento do Serviço Geológico do Brasil em comemoração aos 50 anos de atuação no Estado do Ceará

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai comemorar nesta quinta-feira, dia 24/10, cinco décadas de trabalho no Estado do Ceará. Entre as ações importantes desenvolvidas neste período destacam-se projetos que investigaram a geologia, potencialidades minerais e o monitoramento das águas superficiais e subterrâneas visando a disponibilidade hídrica. A programação vai reunir representantes do setor mineral, de pesquisa, gestores e parlamentares.

Além de destacar o histórico das ações da empresa, que é ligada ao Ministério de Minas e Energia, a programação vai trazer ao público novas informações sobre os projetos que atualmente estão sendo executados pelas equipes da CPRM lotadas na Residência de Fortaleza. A atualização do Mapa Geológico do Estado do Ceará, incluindo os dados recentemente mapeados pelos pesquisadores da CPRM, o estudo da Área de Relevante Interesse Mineral Região Noroeste do Ceará e o projeto Materiais para Construção Civil da Região Metropolitana de Fortaleza serão assuntos abordados.

Outro ponto de interesse é a apresentação de projetos da Divisão de Geologia Marinha, que executa mapeamento do subsolo marinho em águas rasas, profundas e ultraprofundas. Serão destaque ainda as ações da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM. O evento é aberto ao público, terá início às 9h, no Auditório José Flávio Costa Lima da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Às 19h, autoridades e demais convidados vão acompanhar Sessão Solene alusiva aos 50 anos do Serviço Geológico do Brasil na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALEC). Na sede do Serviço Geológico do Brasil em Fortaleza será realizado, às 15h30, o descerramento da Placa Comemorativa dos 50 anos.

Histórico – O Serviço Geológico do Brasil atua no estado do Ceará desde a sua criação, em 15 de agosto de 1969, quando foi instalada, em Fortaleza, a sede do projeto Levantamento dos Recursos Minerais do Estado do Ceará, com seus dois programas constituintes: Minerais Industriais e Minerais Pegmatíticos.

A Residência de Fortaleza (REFO), propriamente dita, foi criada somente em dezembro de 1972, subordinada à Agência de Recife, que depois se transformou em Superintendência Regional de Recife. Atualmente a REFO possui autonomia técnico-administrativa ligada diretamente à Diretoria Executiva da CPRM, operando normalmente como uma Superintendência Regional, com destaque para as seguintes ações:

– Operação da Rede Hidrometeorológica Nacional;
– Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas;
– Sistema de Informações de Águas Subterrâneas;
– Estudos diversos na Plataforma Marinha Rasa e Continental Brasileira e Áreas Oceânicas Adjacentes;
– Presença em situações de emergência hídrica durante períodos de escassez, seja na revitalização de poços, seleção de áreas para perfuração ou construção de poços de grande vazão;
– Mapeamento geológico do estado do Ceará;
– Estudos na área de mineração de grafita;
– Diagnóstico de minerais para a construção civil na Região Metropolitana de Fortaleza;
– Projeto de identificação de áreas potenciais para rochas ornamentais.

Programação Dia 24/10 9h – Evento na Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC
Local Auditório José Flávio Costa Lima. Av. Barão de Studar, 1980 – Aldeota

15h30 – Descerramento Placa Comemorativa dos 50 anos
Local: Residência de Fortaleza (REFO) do Serviço Geológico do Brasil
Avenida Antônio Sales, 1418 – Joaquim Távora

19h – Sessão Solene dos 50 anos
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará
Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres (entrada pela rua Barbosa Freitas)

Veja Mais