Últimas Notícias


FIEC inaugura Escola SESI SENAI de Referência Beto Studart e amplia oferta de educação no Ceará com foco no fortalecimento da indústria
Home Últimas Notícias FIEC inaugura Escola SESI SENAI de Referência Beto Studart e amplia oferta de educação no Ceará com foco no fortalecimento da indústria

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) inaugurou, nesta terça-feira (24/06), a Escola SESI SENAI de Referência Beto Studart, novo equipamento educacional da rede SESI SENAI Ceará, voltado à oferta de formação desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A entrega oficial da unidade foi marcada por cerimônia no SESI da Barra do Ceará, com a participação do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; do patrono da escola e Ex-presidente da Federação, Beto Studart; e do Presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior.

Entre as autoridades, estiveram o General de Divisão e Comandante da 10a Região Militar, Cristiano Pinto Sampaio; o Deputado Estadual Sérgio Aguiar; o Secretário Municipal da Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar; o Secretário Municipal da Juventude, Júlio Brizzi; a Secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação, Jucineide Fernandes; o Presidente do Conselho Deliberativo do Ideal Clube, Amarílio Cavalcante; o Assessor Especial de Assuntos institucionais da Casa Civil, Walter Cavalcante; e o Presidente da Associação Comercial do Estado do Ceará, Erildo Pontes

Da FIEC, marcaram presença o Ex-presidente, Fernando Cirino Gurgel; o 1º Vice-presidente, Carlos Prado; o Vice-presidente, André Montenegro; a Vice-presidente, Roseane Medeiros; o Diretor Financeiro, Edgar Gadelha; o Diretor Administrativo, Chico Esteves; o Diretor Financeiro Adjunto, Carlos Rubens Alencar; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes; além de outros Diretores, Presidentes de Sindicatos da FIEC e convidados.

A nova escola chega com foco na formação integral dos alunos e no fortalecimento da indústria, ampliando a oferta de ensino básico de excelência, alinhado às demandas do mundo do trabalho. Para isso, a unidade adota o modelo DNA STEAM – que estimula os alunos a investigar, descobrir, conectar, criar e refletir – e oferece ensino bilíngue, assim como disciplinas como robótica, empreendedorismo e práticas que desenvolvem competências socioemocionais, cognitivas e digitais. Já a estrutura física conta com 21 salas de aula especializadas, biblioteca, quatro laboratórios, auditório, espaços maker, sala de robótica e áreas de lazer e convivência.

“A Escola SESI Jorge Alberto Vieira Studart Gomes não é apenas um novo equipamento educacional. É um símbolo, um testemunho concreto de que acreditamos, de forma incondicional, no poder transformador da educação, na capacidade que o conhecimento tem de mudar destinos, de abrir portas, gerar desenvolvimento e construir uma sociedade mais justa, mais próspera e mais humana”, destacou Ricardo Cavalcante durante a cerimônia.

O Presidente da FIEC destacou o investimento efetivado para a implantação da unidade, que atende 1.200 alunos, e  passa a integrar o complexo educacional SESI SENAI da Barra do Ceará. Ao todo, no complexo educacional, são atendidos 7.250 alunos, entre estudantes do ensino básico, da educação profissionalizante e dos programas de promoção da saúde. “A educação é, para todos nós que fazemos o Sistema FIEC, muito mais do que uma missão institucional. É um compromisso de vida”, acrescentou. 

Homenagem

Ricardo Cavalcante também prestou homenagem ao patrono da escola, Beto Studart, enaltecendo a liderança empresarial e o compromisso social do Ex-presidente da FIEC. Segundo ele, conceder ao novo equipamento do SESI o nome de Studart é uma forma de eternizar a trajetória e o legado do cearense.

“Colocar o nome de Beto nesta escola é um gesto de gratidão da indústria cearense, dos seus amigos, da sociedade e das gerações que, a partir de hoje, irão trilhar seus caminhos de aprendizado sob a luz do seu exemplo”, disse Cavalcante. 

Em discurso no evento, o empresário agradeceu à FIEC pelo tributo, afirmando que recebe a homenagem “com humildade e com a consciência da responsabilidade que carrega”. “Ter meu nome associado a esta instituição, por deferência do Presidente Ricardo, é para mim uma honra imensurável e traz a responsabilidade em promover a educação para o desenvolvimento humano, ampliando oportunidades para melhoria dos padrões de vida dos trabalhadores da indústria, seus dependentes e sociedade em geral. Cada professor, colaborador e aluno que passar por esta escola estará imerso em valores que defendemos com afinco: ética, disciplina, perseverança e espírito transformador”, frisou.

Presente na inauguração, o Presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, destacou que a Escola SESI SENAI de Referência Beto Studart reforça o papel do Ceará como exemplo nacional em educação de qualidade. “O SESI Ceará tem proporcionado crescimento com qualidade. Avançar na escola de referência é um pouco isso. Não é só a estrutura. A estrutura é importante, mas é uma referência para refletir sobre educação tecnológica e fortalecer o encontro entre SESI e SENAI nesse grande projeto de pensar uma educação diferente para o Brasil”.

Modelo inovador

Paulo André Holanda, Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, explica que a metodologia utilizada na nova unidade perpassa várias áreas de conhecimento, unindo educação básica e profissionalizante e preparando os alunos para o mercado. “A escola vai desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio. Quando você consegue fazer com que o ensino profissionalizante ajude na educação básica, o aluno sai preparado tanto para empreender quanto para ingressar no mercado de trabalho. Precisamos, na ponta, que haja pessoas com conhecimento e capacitação para que a gente melhore os índices educacionais e aumente a produtividade da nossa indústria. Então, é com muito orgulho que hoje, junto ao presidente Ricardo Cavalcante, ao Presidente do Conselho do SESI, à nossa diretoria, aos professores, alunos, estamos entregando essa escola ao estado do Ceará, para que possamos efetivamente melhorar a vida da população”, pontuou.


Programação

O evento de entrega da unidade também incluiu uma programação especial entre colaboradores e estudantes, com destaque para a apresentação do Coral da FIEC, performando canções da música popular brasileira, visita às salas de aula e laboratórios, e o depoimento de Karolayne Freire, aluna do 3º ano do Ensino Médio na escola.

Karolayne falou sobre o impacto que a instituição tem em sua formação escolar e humana, homenageando o corpo docente.

“Ao longo tempo que eu passei nessa escola, vivi experiências que me marcaram de verdade. As semanas tecnológicas sempre fizeram a gente sair da rotina, explorar novas ideias e criar coisas diferentes. Os interclasses foram momentos de muita energia, de muita amizade, e as visitas às indústrias abriram nossos olhos para a realidade de mercado e nos fizeram perceber e entender melhor o que queríamos”, disse a estudante.  “Quero agradecer aos professores, que sempre estiveram com a gente, com muita paciência, cuidado e uma forma única de ensinar, que vai muito além de conteúdo. Que esse novo capítulo venha cheio de possibilidades, união e aprendizagem”, completou.

Compartilhe:
Veja Mais