Últimas Notícias


FIEC entrega Selo ESG às empresas M. Dias Branco, Olympia Água Mineral e Cobap
Home Últimas Notícias FIEC entrega Selo ESG às empresas M. Dias Branco, Olympia Água Mineral e Cobap

Chegando à 11ª cerimônia de entrega do Selo ESG, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) entregou, nesta terça-feira (04/11), a certificação a três novas empresas: M. Dias Branco, Olympia Água Mineral e Cobap. O momento reconheceu indústrias que adotam boas práticas nas áreas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa no Ceará. Com as novas agraciadas, chega a 33 o número de chancelas concedidas pela instituição juntamente ao Bureau Veritas, um dos principais organismos certificadores do mundo.

Em evento conduzido pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, com a presença de diretores e gestores do Sistema FIEC, assim como empresários e autoridades, receberam o selo a Presidente Diretora da Olympia Água Mineral, Norma Maranhão; o Gerente Executivo de Comunicação e Sustentabilidade, Tiago Cid Timbó; e o Presidente do Conselho da Cobap, Paulo Correia, e a Presidente Executiva Renata Correia.

“O Selo ESG-FIEC de Indústria Sustentável simboliza o reconhecimento às empresas que integram resultados econômicos, responsabilidade social e compromisso ambiental sob padrões de certificação internacional”, afirmou Ricardo Cavalcante. “As empresas reconhecidas hoje demonstram, cada uma a seu modo, que o futuro da indústria passa por responsabilidade, inovação e compromisso ético. É exatamente isto que o Selo ESG-FIEC vem consolidando: uma nova cultura empresarial, capaz de unir competitividade, eficiência e propósito”, completou o Presidente da FIEC.

Ele destacou, ainda, que a iniciativa da Federação está alinhada à atual agenda nacional de sustentabilidade, marcada pela recente aprovação da Taxonomia Sustentável Brasileira, um sistema que classificará quais atividades econômicas são de fato sustentáveis, orientando empresas na realização de investimentos que contribuam para o combate à crise climática e seus impactos.

“Essa iniciativa inaugura uma nova etapa de cooperação entre os setores público e privado e promete ser um divisor de águas na atração de investimentos verdes no Brasil”, acrescentou Cavalcante.

Entre as empresas reconhecidas nesta edição, está a M. Dias Branco, considerada uma das maiores indústrias alimentícias do país, possui uma Agenda Estratégica ESG desde 2013, estruturada em três pilares: Cuidar do Planeta (Ambiental), com foco em gerenciar impactos ambientais e promover a eficiência no uso dos recursos naturais; Acreditar nas Pessoas (Social), promovendo ações de desenvolvimento social e do bem-estar das pessoas; e Fortalecer Alianças (Governança), aprimorando a governança para um desenvolvimento sustentável em toda a cadeia de valor.

Tiago Timbó agradeceu à FIEC pelo reconhecimento e dedicou a conquista aos colaboradores da empresa, destacando a força da união entre os times. Além das medidas já desenvolvidas, o gerente executivo citou algumas das metas da indústria para os próximos anos, como atingir 90% de uso de energias renováveis e de zerar o envio de resíduos para aterros sanitários.

“Entendemos muito a relevância do Selo ESG-FIEC, porque ele tem a credibilidade da FIEC e também porque nós, como uma companhia que nasceu aqui no estado, estamos comunicando ao mercado a importância de adotarmos práticas sustentáveis na nossa operação”, pontuou Timbó.  

Já a Olympia Água Mineral foi fundada há 37 anos na cidade de Pacoti, na serra de Baturité, região cercada por um cinturão verde de área preservada, com nascentes e poços de água.

A empresa adota práticas sustentáveis desde a captação do recurso hídrico até a embalagem, reduzindo desperdícios, priorizando a reciclagem, utilizando energia limpa e usando garrafões 100% recicláveis. No eixo de governança, a Olympia prega valores como ética, respeito aos concorrentes e transparência no mercado.

Segundo Norma Maranhão, o processo de certificação para o Selo ESG-FIEC gerou grandes transformações dentro da indústria, em especial a ampliação do olhar sobre o aspecto social. “Nós somos uma empresa de pequeno porte, familiar, e a busca pelo selo destravou a nossa visão sobre a área social. Nós mantemos uma estrada que serve a todos e todos os nossos funcionários são da comunidade. Também fazemos o monitoramento de todas as nossas efluentes, nossos poços e nascentes. Estamos dentro de uma APA, e isso é muito importante para nós, porque é o nosso cuidado maior”, frisou Norma. “Receber o selo é uma honra para nós, que somos uma empresa de pequeno porte e que estamos tendo essa oportunidade, mostrando que isso pode ser estendido a todos”.

A indústria de embalagens Cobap tem a sustentabilidade em sua essência, produzindo caixas de papelão ondulado com foco em economia circular e reciclagem. O grupo conta com a parceria do grupo Pacel em atividades integradas de coleta de aparas de papelão e reciclagem. A empresa é considerada pioneira no Ceará como Entidade Gestora de Certificação de Crédito de Reciclagem de Logística Reversa, contribuindo para atender às exigências da Política Nacional de Logística Reversa e valorizando os resíduos como ativos ambientais.

Para Renata Correia, a conquista do selo é a celebração de uma jornada iniciada há mais de 40 anos pelo pai, Paulo Correia, fundador da Cobap. “De lá para cá muita coisa mudou, a indústria evoluiu, os desafios cresceram, mas nosso compromisso com a parte positiva só se fortaleceu. Hoje seguimos firmes como uma empresa que acredita que o resultado econômico e a responsabilidade ambiental não apenas coexistem, eles se potencializam. Sustentabilidade para nós não é um selo, é o nosso DNA, é o que guia cada decisão, cada investimento, cada inovação”, ressaltou.

Lançado em 2022, o Programa de Certificação Selo ESG-FIEC já alcançou 74 empresas. Das 33 reconhecidas, 12 obtiveram nota máxima AAA e três empresas já renovaram a certificação.

“A cada edição, o Núcleo ESG e a Federação das Indústrias se concretizam como um exemplo de quem movimenta uma economia mais sustentável, de menor carbono e de menor impacto. E esse novembro, em que a gente tem a COP 30, o Oscar da Sustentabilidade entregue no Rio de Janeiro, e o lançamento da Taxonomia Brasileira  é um final de ano incrível para a FIEC, para o Brasil e para o mundo. E o Núcleo ESG é uma pequena partícula, mas considero uma partícula muito importante nesse processo”, afirma Alcileia Farias.

Representando o Prefeito Evandro Leitão na cerimônia, Antônio José Mota, Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, parabenizou os agraciados e frisou que o Selo ESG é um “exemplo para todos os segmentos, a indústria, o setor privado e o setor público, de que isso é o futuro para a nossa cidade, nosso estado, nosso país. Hoje, a gente aprende muito com esse exemplos de empresas vencedoras que se preocupam com o meio ambiente, a governança e com o lado social”.  

A 11ª edição da entrega do Selo ESG-FIEC foi prestigiada por Carlos Prado, 1º Vice-Presidente da FIEC; Edgar Gadelha, Diretor Financeiro da FIEC; Virgílio Araripe, Ex-reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Marcelo Maranhão, Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado do Ceará (SETCARCE); Carlos Rubens Alencar, Diretor Financeiro Adjunto; Eliane Brasil, Superintendente do BNB no Ceará; Francisco das Chagas Bezerra Filho , Representante do Banco do Nordeste; Haroldo Rodrigues, Sócio da empresa IN3 Investidora de Negócios de Impacto ESG; Cláudio Targino, Diretor da FIEC; Pedro Alfredo, Conselheiro Fiscal da FIEC; Hélio Perdigão, Presidente do Sindiembalagens; Luciano Bezerra, Presidente do Sindgráfica; Camila Aguiar, Presidente do Sindbebidas; Osterno Júnior, Presidente do Sindmóveis; Benildo Aguiar, Diretor da FIEC; empresário Hermano Franck Júnior; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais da FIEC; Joaquim Rolim, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da FIEC; e Francílio Dourado, Consultor de Estratégia em ESG da FIEC.

Compartilhe:
Veja Mais