Últimas Notícias


FIEC e SEFAZ mobilizam setor produtivo e poder público em debate sobre Reforma Tributária e crescimento econômico na Casa da Indústria
Home Últimas Notícias FIEC e SEFAZ mobilizam setor produtivo e poder público em debate sobre Reforma Tributária e crescimento econômico na Casa da Indústria

A Casa da Indústria recebeu, nesta quarta-feira (12/03), o evento “Reforma Tributária: o novo cenário de incentivos para o crescimento econômico”, realização da Secretaria da Fazenda do Ceará (SEFAZ), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O encontro reuniu empresários, empreendedores, profissionais da área contábil e advogados para discutir os pontos da legislação que estabelece, a partir de 2026, a transição para o novo modelo de tributação. O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, participou da programação, que contou ainda com debates entre o titular da SEFAZ, Fabrízio Gomes, a secretária da Fazenda de Alagoas, Renata Santos, e o diretor institucional do Comsefaz, André Horta.

Em palavra de boas-vindas aos participantes do evento, Ricardo Cavalcante enfatizou a importância de setor produtivo e poder público estarem em constante diálogo, trabalhando juntos para a ampliar a compreensão sobre os pontos e os impactos do texto da Reforma Tributária por parte das empresas e da sociedade. 

“Desde que a Reforma Tributária foi aprovada, a Federação tem trabalhado diuturnamente em busca de estudar e divulgar informações essenciais sobre as mudanças na tributação. Nós criamos um núcleo para discutir todos os passos de transição para o novo sistema. E uma das coisas mais importantes é fazer o empresário entender a reforma. Esse vai ser o grande segredo. Porque não adianta a gente só colocar essa posição para o diretor da empresa, para o contador. Essa pauta precisa ser compreendida nas mudanças que vão ocorrer em todos os setores de forma diferentes, pois cada setor tem suas particularidades. Só aqui na FIEC são 40 sindicatos de indústrias diferentes, que atuam de forma diferente. Por isso estamos discutindo de forma ampla, para que todos compreendam e se preparem”, afirmou.

O presidente da Federação pontuou que a reforma será benéfica para o setor industrial, mas precisa ser compreendida em seus créditos e débitos por todas as empresas, com um planejamento bem feito para a transição desde já. “Estamos trabalhando nessa sinergia para mostrar a importância dessa Reforma Tributária. A gente precisa mostrar isso para as pessoas, para que elas possam compreender melhor cada detalhe desse processo. Por isso agradeço à Secretaria da Fazenda, ao secretário Fabrizio, por esse evento oportuno para discutirmos a pauta. Aqui estão representantes do comércio, dos serviços, empresas de todo o Ceará, para que possamos juntos nos prepararmos para essa mudança no sistema de tributação. Já já a Reforma Tributária vai entrar em vigor, e não dá mais para a gente ficar achando. É preciso estudar, entender, compreender e se preparar para esse momento que, durante 30 anos, a gente lutou por isso”, frisou.

Compartilhe:
Veja Mais