.jpeg)
Mais um grande passo foi dado, na parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Qair Brasil. Na tarde desta terça-feira (22/07), durante a reunião integrada dos Conselhos Regionais do SESI Ceará e do SENAI Ceará, na Casa da Indústria, foi assinado um termo de cooperação, entre o SENAI Ceará e a Qair, que resulta na cessão de um gerador de energia elétrica a hidrogênio – equipamento que será instalado na unidade do SENAI Barra do Ceará. O gerador, único no Brasil, será utilizado para atividades de pesquisa e desenvolvimento de projetos de inovação e ofertar capacitações sobre energias renováveis e transição energética.
O documento foi assinado pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; pelo Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; e pelo Diretor de Operações da Qair, Gustavo Silva.
“A Qair é uma grande parceira da indústria cearense e da FIEC, em diversas iniciativas com foco em energias renováveis. Esse processo de transformação energética está começando agora e a Qair é uma das maiores conhecedoras deste assunto, globalmente. Para nós, é uma grande satisfação contar com este equipamento inovador que será instalado em nossa unidade do SENAI na Barra do Ceará”, comentou o Presidente Ricardo Cavalcante.
Segundo explica Gustavo Silva, o equipamento trata-se de um gerador estacionário de energia que, em vez de utilizar combustíveis fósseis, usa hidrogênio, sem emitir qualquer tipo de ruído, vibração ou poluição química.
.jpeg)
“Desse equipamento, são gerados três produtos: energia elétrica, água e calor. É um gerador de 100kW, fruto da nossa parceria com a EODev. Estamos falando de futuro, hidrogênio, tecnologias emergentes e, principalmente, da necessidade mundial por esse tipo de produto. E essa parceria [com a FIEC] nos coloca [o Brasil e o Ceará] na crista da onda desse novo movimento, dessa revolução energética limpa”, disse.
Para o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda, a parceria vem em um momento muito oportuno. “O Presidente Ricardo Cavalcante e os Conselheiros do SESI SENAI firmaram, hoje, com a Qair, mais um compromisso em prol da transição energética da indústria cearense. Com esse importante equipamento, vamos demonstrar para os nossos alunos e industriais uma aplicação do hidrogênio em escala comercial. Este equipamento conta com tecnologia de ponta, representa muita segurança e demonstra o compromisso da liderança do Presidente da FIEC com a educação, a sustentabilidade e a inovação.”

É no SENAI Barra do Ceará, em Fortaleza, que se localiza o Centro de Excelência para Transição Energética Prof. Jurandir Picanço, com estrutura moderna de laboratórios de Tecnologias em Hidrogênio e de Manutenção de Pás Eólicas, além do parque de energia solar. Nessas instalações, alunos do SENAI Ceará têm acesso a conhecimento teórico e prático robusto, totalmente alinhado com as demandas mundiais por energia limpa e renovável.
Além dos Conselheiros do SESI e do SENAI Ceará, também estavam presentes na reunião: o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha; o Gerente de Novos Negócios da Qair, Ricardo Couto; a Coordenadora de Projetos Sociais do Instituto Qair, Nathanee Batista; o Gerente da Unidade de Operações e Negócios do SESI SENAI Ceará, Walaci Fialho, a Assessora para Transição Energética do SENAI Ceará, Isabela Maciel; e o Assessor Especial da Diretoria do SENAI Ceará, Felipe Rocha.