Coberturas
FIEC e PwC lançam publicações sobre Economia do Mar na segunda-feira (2/3)
Home Últimas Notícias FIEC e PwC lançam publicações sobre Economia do Mar na segunda-feira (2/3)

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a PricewaterhouseCoopers & Associados de Portugal (PwC) realizam no dia 2 de março, às 18h30, na Casa da Indústria, o lançamento da publicação LEME Barômetro PwC de Economia do Mar – Mundo e a terceira edição do LEME Ceará.

Os principais indicadores da Economia do Mar no mundo e sua evolução no Ceará serão apresentados por Miguel Marques, sócio da PwC Portugal e Líder do Centro de Excelência Global da PwC para a Economia Azul. A terceira edição do LEME Barômetro PwC de Economia do Mar – Ceará é fruto do esforço técnico da PwC e do Observatório da Indústria da FIEC e vem contribuindo para o desenvolvimento do setor no estado.

O Leme Barômetro PwC da Economia do Mar reúne os principais indicadores do setor no mundo com o objetivo construir uma ferramenta que permita elucidar os impactos das atividades relacionadas à economia do mar na economia mundial, assim como suas perspectivas de evolução no futuro. O Leme pretende ser um instrumento de observação que permita aos seus utilizadores retirar informações úteis, de forma fácil e rápida. É constituído de três componentes: índices de diversas variáveis, breves notas de conjuntura e resultados de questionário com personalidades ligadas ao setor.

Desde 2015, a Economia do Mar é considerada pela FIEC um dos 14 setores e áreas estratégicas para o Estado do Ceará. Por isso, o setor foi contemplado no projeto Rotas Estratégicas Setoriais e no Masterplan. O trabalho desenvolvido pelo Observatório da Indústria da FIEC recebeu em 2019, em Portugal, o prêmio Excellens Mares pela relevância para o setor no mundo e vem ganhando notoriedade pela sua metodologia inovadora e as inúmeras possibilidades na geração de mudanças para a economia do Estado.

Observatório da Indústria da FIEC
O Observatório da Indústria da FIEC tem a missão estratégica de contribuir com o processo de desenvolvimento industrial do Ceará, por meio da coleta, tratamento, produção e difusão de conhecimento especializado e da criação de ambientes capazes de fortalecer o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade. Faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) e o Centro Internacional de Negócios da FIEC.

Veja Mais