Coberturas
FIEC aprova projeto de Economia do Mar em 1º lugar em edital de transformação digital da ABDI
Home Últimas Notícias FIEC aprova projeto de Economia do Mar em 1º lugar em edital de transformação digital da ABDI

 

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Observatório da Indústria e do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca no Estado do Ceará (Sindfrio), aprovou projeto intitulado “ Sistema de rastreabilidade da cadeia de produção do atum: automação e inteligência artificial”, em concurso nº 001/2020, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no âmbito do Programa DIGITAL.br, que prevê o aumento da transformação digital para empresas do setor.

Ao todo, serão atendidas dez empresas com objetivo principal de proporcionar a rastreabilidade do atum e desenho da cadeia do pescado. O projeto será desenvolvido em rede com a participação de instituições de ensino superior, FIEC e Sindfrio. As visitas às empresas já foram iniciadas, e elas terão acompanhamento contínuo até o fim do projeto, previsto para o final de junho deste ano.

“Os fornecedores, que são os pescadores, serão impactados positivamente com o projeto, devido as capacitações em boas práticas de manejo e repasse de dados de forma ágil para a empresa compradora. Por consequência, a empresa se beneficiará porque receberá automaticamente os dados, podendo efetuar pré-vendas. Empresas também poderão ter ampliação de mercado de vendas devido a rastreabilidade do produto, que atesta segurança alimentar para o consumidor final”, afirmou Leila Andrade, analista de prospecção estratégica do Observatório da Indústria.

Veja Mais