Coberturas
FIEC adere à campanha Novembro Azul
Home Últimas Notícias FIEC adere à campanha Novembro Azul

 

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) aderiu à campanha Novembro Azul, que reforça a importância dos cuidados com a saúde do homem. Durante todo o mês, o prédio da Casa da Indústria estará iluminado de azul em alusão à campanha.

O movimento Novembro Azul coloca a atenção ao câncer de próstata em evidência. Você sabia que o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima mais de 300 mil novos casos de câncer em homens em 2020? E que a maioria dos casos (29,2%) é de câncer de próstata? Isso representa mais de 65 mil novos casos, apenas no Brasil.

Sabendo da importância do diagnóstico precoce, ao longo de novembro, o SESI Ceará oferece às empresas serviços de educação continuada, como palestras, com o objetivo de conscientizar os trabalhadores da indústria sobre a importância do cuidado com a saúde. Além disso, o SESI também disponibiliza  serviços de saúde com valores especiais, entre eles, consulta urológica e  PSA total. A consulta urológica e os PSA’s também podem ser contratados por pessoas físicas.

De acordo com a Enfermeira do Trabalho do SESI Ceará, Sarah Patrício, na maioria dos casos, o câncer de próstata se desenvolve lentamente, sem apresentar sintomas. Por isso, é importante estar com os exames em dia.

 

“O grande desafio é desmistificar o exame de toque, uma vez que o preconceito ainda é o maior entrave ao cuidado. A relevância da campanha do mês Novembro Azul é justamente a disseminação  da informação, já que a prevenção através da realização dos exames é a forma mais eficiente de diagnóstico e tratamento precoce’, afirma Sarah.

Saiba mais sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen. Entre os fatores de risco para a ocometidos pela doença) e obesidade.

Sobre a campanha Novembro Azul

No dia 17/11 comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul, que teve início em 2003, na Austrália. O objetivo da campanha é chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Veja Mais