Últimas Notícias
Fecomércio debate com Prefeitura, Sebrae e empresários qualificação para barracas da Praia do Futuro
Home Últimas Notícias Fecomércio debate com Prefeitura, Sebrae e empresários qualificação para barracas da Praia do Futuro

A Fecomércio Ceará, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, Sebrae e a Associação dos Empresários da Praia do Futuro, está elaborando um projeto de qualificação das barracas que ficam localizadas em um dos principais cartões postais da Capital. Na tarde dessa terça-feira, 29, em reunião sediada na Federação, foram ouvidas as principais queixas dos empresários donos das barracas de praia com o intuito de desenvolver um projeto mais assertivo e que contribua de fato com o comércio do local.

A participação do Sistema Fecomércio será através do Senac, com a realização de cursos de qualificação tanto para os trabalhadores das barracas de praia, quanto dos empresários. Os cursos serão nas áreas de Gastronomia, Hospitalidade e Gestão. Segundo Eudes Xavier, do departamento de Desenvolvimento Comunitário do Sistema Fecomércio, o primeiro curso já iniciou, o de Operador de Caixa.

O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, e o secretário Executivo da Regional 7, Benigno Júnior, falaram sobre os principais gargalos da Praia do Futuro e apresentaram as perspectivas e desafios das ocupações irregulares que acontecem na localidade.

Os empresários donos de barracas de praia apontaram como as demandas mais urgentes para o local a questão de falta de mão de obra qualificada, iluminação, segurança e a necessidade de garantir o título de propriedade do terreno onde estão as barracas.

Segundo o assessor de articulação da presidência da Fecomércio, Jackson Pereira Jr, a reunião só reforçou a necessidade da realização do projeto de qualificação das barracas de praia, entendendo que atualmente os empresários enfrentam várias problemáticas que precisam ser resolvidas, tendo em vista ser a Praia do Futuro um dos mais conhecidos ponto turístico em Fortaleza, e que na época de alta estação chega a receber cerca de 300 mil pessoas por semana.

“Não existe o privado sem o público. Esse é um momento oportuno em que o Sistema Fecomércio, Sebrae, Prefeitura e empresários estão juntos debatendo o assunto e encontrando solução através da elaboração de um projeto de qualificação”, destacou.

Também estiveram presentes o consultor a área de território turístico do Sebrae, Fernando Elpídio; o gerente de Negócios Estratégicos, Isaac Coimbra; o secretário executivo da Câmaras e Conselhos Empresariais da Fecomércio Ceará, Marcos Pompeu e o coordenador do Centro de Inteligência e Monitoramento do Comércio (CIMC),  Joel Rodrigues.

Compartilhe:
Veja Mais