
Segurança pública e modernização fiscal foram os temas discutidos no seminário “O papel do Parlamento e a importância do Congresso para o desenvolvimento do País”, realizado em Fortaleza, nesta sexta-feira (19/09), pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), em parceria com a Fecomércio Ceará. O encontro aconteceu no auditório do Senac Aldeota e reuniu lideranças políticas, empresariais e institucionais para discutir temas estratégicos para o ambiente de negócios no Brasil.
Liderado pelo presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão, que é deputado federal (PSD-CE) e também coordena a área de Micro e Pequenas Empresas da FPE, o evento promoveu dois painéis com discussões relacionados ao impacto da segurança pública no ambiente de negócios e a modernização fiscal com a nova reforma tributária. A programação contou ainda com a presença do presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, deputado federal Joaquim Passarinho (PL-PA).

Para Luiz Gastão, são temas urgentes que devem estar no centro da agenda do desenvolvimento. “Eventos como este permitem um diálogo direto e transparente entre empreendedores e parlamentares, possibilitando que as demandas da sociedade sejam ouvidas e transformadas em políticas públicas. A Frente Parlamentar do Empreendedorismo tem sido um espaço fundamental para construir consensos e avançar em propostas que realmente fortalecem o empreendedorismo no Brasil”, afirmou.
Segurança pública em pauta

O primeiro painel teve como tema “Segurança Pública: desafios e soluções para o fortalecimento institucional e melhoria do ambiente de negócios”, mediado pelo deputado federal Danilo Forte (UNIÃO-CE). O debate reuniu nomes como Felipe Cabral, diretor-executivo de Relações Institucionais e Governamentais da Abrasca; e Cid Alves, presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/CE.
Questões como a valorização das forças de segurança, os impactos da violência em setores como comércio e turismo, a atuação do crime organizado e os mecanismos legais de proteção social foram pontos destacados.
Modernização fiscal e pequenos negócios*
O segundo painel discutiu “Modernização fiscal e desenvolvimento econômico: Como a reforma tributária pode impulsionar os pequenos negócios”, com mediação de Luiz Gastão. Participaram do debate os deputados federais Mauro Benevides Filho (PDT-CE); Igor Macedo de Lucena, presidente da Comissão de Relações Internacionais do Corecon-CE; Rodrigo Moccia, diretor de Relações Governamentais da Ambev; e Adalberto Vitor, vice-presidente do CRC-CE.
Os painelistas analisaram os impactos da reforma tributária para os empreendedores, especialmente micro e pequenos empresários, responsáveis pela maior parte da geração de empregos no Brasil.
Representatividade e proximidade com o empreendedor

O presidente da FPE, deputado Joaquim Passarinho reforçou a importância da realização de encontros regionais para ampliar a escuta do setor produtivo. “Nós precisamos ouvir quem empreende neste país, quem gera empregos, paga impostos e enfrenta as dificuldades do nosso sistema tributário. Ao trazer a Frente para Fortaleza, temos a oportunidade de entender melhor a realidade local e levar essa voz para Brasília. Agradeço ao Luiz Gastão pela organização deste encontro e a todos que contribuem para que possamos representar cada vez mais os interesses do empreendedor brasileiro e cearense”, afirmou.
O seminário em Fortaleza integra uma série de encontros realizados pela FPE em capitais brasileiras, com o objetivo de aproximar o Congresso Nacional da sociedade e contribuir para a formulação de políticas que estimulem a economia, ampliem a competitividade e fortaleçam o papel do empreendedorismo no desenvolvimento do país.