Coberturas
Fecomércio-CE debate sobre inteligência emocional e inovação na pandemia
Home Últimas Notícias Fecomércio-CE debate sobre inteligência emocional e inovação na pandemia

 

O Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac, realiza de quarta a sexta-feira desta semana o II Congresso de Educação, tendo como tema central: “Inteligência emocional em tempos adversos e a atuação docente”. O evento abre oportunidade para lançar um novo olhar sobre a educação, ao mesmo tempo em que discute a necessidade do educador se perceber nesse cenário de pandemia.

O presidente do Sistema Fecomércio-CE, Maurício Filizola, ressalta que a missão educativa das instituições Sesc e Senac é sociointeracionista, valoriza a formação de cidadãos críticos, conscientes e ativos, ao mesmo tempo em que desenvolve uma formação integral perpassando pelos aspectos de saúde, cultura e lazer. E contribui também com a melhoria da sua qualidade de vida, tendo o professor papel essencial de facilitador de todo esse processo.

Segundo ele, o tema escolhido para o II Congresso não poderia ser outro. Com a adaptação maciça e generalizada dos meios digitais na educação, ele compreende que muitos professores tiveram que se adaptar não apenas à rotina devido ao coronavírus, mas também ao modelo de aula remota, exigindo novas habilidades desses profissionais.

“O congresso vai provocar não apenas o debate sobre como fazer educação a partir dessas mudanças, mas também abrir espaço para os docentes perceberem suas habilidades emocionais. Tenho certeza que todo o debate trará reflexos positivos na maneira de ensinar e, consequentemente, no aprendizado dos alunos”, asseverou Maurício Filizola.

O Congresso inicia dia 24 com a palestra “Novas construções sociais de aprendizagem”, a partir das 18 horas, ministrada pelo pedagogo português José Pacheco, um dos fundadores da Escola da Ponte, uma instituição pública de ensino que se baseia nas chamadas escolas democráticas e na educação inclusiva.

A segunda palestra, dia 25, traz como tema: “Tecnologias educacionais emergentes”, com o professor José Motta, a partir das 17 horas. Consultor em metodologias ativas de ensino e palestrante em temas ligados à Inovação Educacional, José Motta é pesquisador e entusiasta na realização de workshops com práticas de metodologias ativas e desenvolvimento de competências socioemocionais.

E na sexta-feira, 26, serão duas palestras: às 17 horas a vice-governadora Izolda Cela fala sobre “Formação integral: Case de sucesso Virando o Jogo”, que é uma política pública do Governo do Estado que desenvolve atividades de cunho social, cultural, esportivo e de qualificação profissional, além de incentivar os jovens para retornar à escola, e tem como um de seus parceiros o Sesc e o Senac.

A palestra de encerramento inicia às 18 horas, e tem como tema: “Competências socioemocionais na educação – integração entre o sentir e o aprender”, com Eduardo Shinyashiki, consultor organizacional e especialista em desenvolvimento das competências de liderança e preparação de equipes. O evento acontece de forma online, com quatro palestras gratuitas e abertas ao público, com links exclusivos. As inscrições podem ser feitas no site: www.fecomercio-ce.com.br/congressodeeducacao/.

 

Fonte: Baladain

Veja Mais