Últimas Notícias
Exposição “Todas Somos Uma” chega hoje na Estação das Artes, realizando atendimento jurídico à população
Home Últimas Notícias Exposição “Todas Somos Uma” chega hoje na Estação das Artes, realizando atendimento jurídico à população

Está definida a próxima parada da exposição “Todas Somos Uma”. A partir desta quinta-feira (10/8), desembarca na Estação das Artes, em Fortaleza, o projeto da Defensoria Pública do Ceará que enaltece as trajetórias de mulheres ativistas dos direitos humanos. Para marcar a abertura da mostra, a DPCE promoverá, em 10/8, um dia de serviços com o caminhão do projeto Defensoria em Movimento estacionado em frente ao complexo cultural (antiga Praça da Estação, no Centro). Será ofertada orientação jurídica à população de 8 horas às 12 horas e atendimento exclusivo para mulheres das 13 horas às 16 horas.

A exposição permanecerá um mês na Estação das Artes e ficará exposta em telões no hall da entrada principal do equipamento. Será a primeira vez que a exibição terá formato virtual depois de passar pelo North Shopping, Via Sul Shopping, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú, Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), dois campi da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e Câmara Municipal de Acopiara.

O complexo cultural é, portanto, o nono espaço no qual o projeto da Defensoria é instalado. “A Estação das Artes tem dialogado muito com um público mais jovem. Por isso, nós acreditamos que a exposição vai proporcionar um encontro geracional interessante, já que quase todas as mulheres que homenageamos nesta ação têm uma trajetória de décadas de luta. Elas podem se tornar referências importantes para essa juventude”, pontua a defensora geral Elizabeth Chagas.

Compõem a campanha “Todas Somos Uma”: a primeira travesti doutora do Brasil, Luma Andrade; a primeira prefeita de uma capital do Brasil, Maria Luíza Fontenele; a ex-presidenta do Movimento Feminino pela Anistia, Nildes Alencar; a integrante do MST, Damiana Bruno; a primeira ministra da Igualdade Racial do Brasil, Matilde Ribeiro; a integrante da Pastoral Carcerária, Gabriella Pinna; a presidenta de projeto social no Grande Bom Jardim, Katiana Pena; a liderança indígena Raimunda Tapeba; a presidenta do Instituto Bia Dote de prevenção ao suicídio, Lucinaura Diógenes; a primeira vaqueira do Ceará, Dina Maria; a integrante do Movimento Negro, Antônia Araújo; e as cofundadoras do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), Valéria e Verônica Carvalho.

Por tratar-se de um complexo cultural formado também pela Pinacoteca do Estado, Mercado AlimentaCE, Centro de Design, Museu Ferroviário e as novas sedes da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ceará (Iphan-CE), a expectativa é de que os públicos de todos esses equipamentos tenham, de alguma forma, contato com as peças da exposição da Defensoria.

“A Estação das Artes recebe a exposição “Todas Somos Uma”, ao longo de um mês, comprometida em trilhar caminhos conjuntos com a Defensoria. Reconhecemos a qualificação do debate sobre a potência das mulheres na vida pública que a ação promove ao celebrar essas trajetórias de lutas sociais. A Estação das Artes, espaço da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Mirante, acredita que o acesso à informação e aos serviços que a Defensoria ofertará nesta quinta (10) fortalecem políticas norteadoras da nossa lida cotidiana”, destaca a diretora da Estação das Artes, Uliana Lima.

O acesso à Estação das Artes é gratuito e acontece de quinta-feira a sábado, das 12 horas às 22 horas, e domingo, das 9 horas às 15 horas.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “TODAS SOMOS UMA”
QUANDO: de 10 de agosto a 10 de setembro.
ONDE: rua Dr. João Moreira , nº 540, no Centro de Fortaleza (antiga Praça da Estação).
ABERTURA: 16 horas de 10/8.

ATENDIMENTO NA PRAÇA
QUANDO: 10 de agosto, de 8 horas às 12 horas (população em geral) e de 13 horas às 16 horas (somente mulheres).
ONDE: caminhão do projeto Defensoria em Movimento, estacionado em frente à Estação das Artes.

Compartilhe:
Veja Mais