As frutas produzidas no Ceará apresentaram aumento na demanda internacional, como é o caso do melão, principal produto do setor voltado para o mercado exterior.
Num comparativo entre os primeiros semestres de 2019 e 2020, houve um crescimento de seis para catorze milhões de dólares e existe uma expectativa de concluir este ano com um aumento de 10%, na contramão das adversidades da pandemia da Covid-19.
A maior produtora de melão no Ceará (Agrícola Famosa), que estava exportando 150 contêineres de frutas por semana, teve um incremento nos últimos dias de 67%.
O secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Silvio Carlos Ribeiro, falou sobre a demanda de melão para diversos países do exterior.
O secretário executivo Sílvio Carlos Ribeiro ressaltou a importância de atrair investidores e diversificar as culturas para ganhar mercado, gerando emprego e renda.
Sílvio Carlos Ribeiro destaca vantagens para que a produção do melão se destaque no segmento das frutas para a exportação.
Até o fim desta semana vai haver uma movimentação no mercado de frutas do Ceará, com o primeiro grande embarque de frutas produzidas no Ceará em 2020, correspondente à exportação da safra 2020/2021, iniciada por um navio da MSC (Mediterranean Shipping Company) em direção a portos do norte da Europa.