Coberturas
Expoece é homenageada em sessão solene da Assembleia Legislativa
Home Últimas Notícias Expoece é homenageada em sessão solene da Assembleia Legislativa

Expoece é homenageada em sessão solene da Assembleia Legislativa

A realização da 65ª edição da Exposição Agropecuária e Industrial do Ceará (Expoece) e a história do evento que reúne agricultores, pecuaristas e criadores do Ceará, foram celebradas durante sessão solene realizada na noite da última terça-feira (05/11), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa.
A solenidade atendeu requerimento do deputado Marcos Sobreira (PDT), que contou com subscrição do deputado Carlos Felipe (PCdoB). Em 2019, a Expoece será realizado entre os dias 9 e 17 de novembro no Parque de Exposições Governador César Cals, em Fortaleza.
O deputado Marcos Sobreira ressaltou a “força e importância da Expoece para o Ceará, da agricultura, da pecuária, da geração de emprego e renda”. O parlamentar informou que, durante o evento, há troca de experiências que favorecem a pecuária e agricultura do Brasil inteiro e afirmou que há perspectiva de mais de 200 mil pessoas na Expoece, além da circulação de R$ 12 milhões em negócios.
A deputada Fernanda Pessoa (PSDB) comentou a relação próxima que tem com a história da Expoece e parabenizou a homenagem. A parlamentar apontou ainda a necessidade de manter o Parque de Exposições em que a Expoece é realizada, por ser uma referência para o Ceará. A deputada citou projeto do Governo do Estado aprovado em julho na AL, que autoriza a venda de imóveis do Estado, entre eles, o Parque de Exposições.
O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, De Assis Diniz, parabenizou todos que fazem parte da história da Expoece e construíram a trajetória de referência ao longo dos anos. Ele afirmou ainda que a Expoece deste ano será a maior exposição já feita e marcará o Estado e a região com feira, leilões, passeios, movimentações econômicas e troca de experiências.
Foram homenageados durante a solenidade os médicos veterinários Antônio Nogueira Magalhães e Antônio Sérgio Pessoa Evangelista; o médico José Nazareno Silva Lima; o advogado Jurandir Oliveira Paschoal e o ex-senador cearense Mauro Benevides.
Receberam homenagens ainda Francisco de Araújo Carneiro, presidente da Companhia de Alimentos do Nordeste – Grupo Cialne e o advogado José Walfrido Mororó Monteiro, presidente da Associação dos Criadores do Ceará (ACC) e conselheiro da Associação Brasileira dos Produtores de Leite.
Em nome dos homenageados, Jurandir de Oliveira agradeceu o reconhecimento e reiterou que a atividade exige muito esforço e dedicação por parte dos pecuaristas. Ele comentou ainda que há 17 anos sua propriedade está presente na Expoece. Para Jurandir, além de questões como a seca, a falta de assistência técnica também apresenta dificuldades para os produtores. Ele defendeu ainda a manutenção do Parque de Exposições. “A Expoece fez, faz e continuará fazendo história neste Estado”, reiterou.
José Walfrido Mororó, que também foi homenageado, ressaltou o momento de celebrar quem faz parte da história da Expoece e são exemplos para os demais produtores. Segundo ele, a Expoece deste ano precisou de um dia a mais de duração para acolher a grandiosidade dos produtores. Ele agradeceu aos pecuaristas que resistem na fé no Ceará e na pecuária.
Participaram ainda da solenidade José Leite Cruz, secretário executivo do Planejamento e Gestão Interna do Desenvolvimento Agrário do Ceará; Silvio Carlos, secretário executivo do  Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará; Davi Benevides, prefeito município de Redenção e Amorim Sobreira, diretor de Sanidade Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri).
Veja Mais