O projeto 33/21 autoriza o Estado a realizar a operação contratual para a aquisição de forma direta de 5,87 milhões de doses da vacina Sputnik V. O presidente considerou que essa talvez seja a medida mais importante tomada até então. “Só a vacina vai ser capaz de trazer de volta à normalidade a vida social e as atividades econômicas.”
Evandro Leitão ressaltou as 584.643 doses já aplicadas em todo o Ceará até 15 de março, e lamentou as 279.286 vidas perdidas para a Covid-19 em todo o Brasil, e entre elas, 12.355 cearenses.
“Quero lembrar que todos os esforços até aqui vêm da união de governadores e prefeitos de todo o Brasil para chegarmos a um objetivo comum que é a imunização da população. Espero também que, com a chegada do novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no momento mais crítico da pandemia, possamos trabalhar em conjunto em todas as instâncias”, frisou.
O parlamentar destacou ainda a leitura do projeto de lei 32/21, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Estado, diante do contexto social e econômico ocasionado pela Covid-19, a proceder ao pagamento de débitos referentes a contas de energia em benefício de estabelecimentos do setor para alimentação fora do lar. “Mais uma medida que se alinha a outras, já aprovadas por esta Casa, no sentido de minimizar os impactos econômicos da pandemia nos trabalhadores”, explicou.
O presidente informou ainda que, a partir de segunda-feira (22/03), será disponibilizado canal telefônico para a implantação piloto do serviço de Telessaúde, do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa (DSAS). Segundo ele, será um número específico em que servidores poderão ligar para tirar dúvidas, buscar orientações e possíveis atendimentos nas áreas de psicologia, nutrição, psiquiatria e práticas sistêmicas integrativas.
A profissional do serviço social do DSAS, Dra. Ednira Borges, será a responsável pelo contato, acolhimento, triagem e encaminhamento aos serviços especificados. “Vale ressaltar que já é possível solicitar atendimento em psicologia e nutrição no departamento desde março de 2020, quando iniciou a pandemia no Brasil. À medida que as atividades forem sendo retomadas, os demais serviços do DSAS serão incluídos no Telessaúde”, acrescentou. São eles: fisioterapia, terapia ocupacional, acupuntura, fonoaudiologia, odontologia, clínica médica, enfermagem, assistência social e análises clínicas.
Evandro Leitão prestou solidariedade aos familiares e desejou melhoras aos servidores Edmilson Felipe de Sousa, Rosali Paixão e Cosme Neto. “Esses servidores foram acometidos pela Covid-19, estão em estado grave, em leitos de UTI, então deixamos aqui nossas orações e desejo por melhora, para que possam voltar ao convívio dos seus o mais rápido possível”, disse.