
Na reabertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Fortaleza, realizada na última sexta-feira, 1º de agosto, o prefeito Evandro Leitão (PDT) apresentou um balanço detalhado das ações da sua gestão nos primeiros sete meses de mandato. Diante de vereadores e autoridades, o chefe do Executivo reforçou compromissos assumidos durante a campanha e apontou os desafios e metas para o segundo semestre.

A seguir, os principais pontos do discurso do prefeito, divididos por áreas temáticas:
SAÚDE: Mais equipes e reforço nos atendimentos
Evandro Leitão destacou a criação de 24 novas equipes de Saúde da Família, a previsão de mais 12 novas equipes até o fim do ano e o atendimento já realizado de 8 mil pessoas em consultas especializadas no Centro de Saúde da Mulher e da Criança. Também foram entregues dois novos postos de saúde e está em andamento a construção de duas UPAs, no Itaperi e no Jangurussu.
EDUCAÇÃO: Novas creches, bolsas dobradas e escolas em tempo integral
A educação também foi destaque com a entrega de 14 CEIs (Centros de Educação Infantil) e a previsão de mais 10 até o fim do ano. O número de bolsas de mestrado e doutorado para professores da rede municipal foi dobrado, passando de 700 para 1.400. Além disso, a gestão pretende ampliar a jornada das escolas em tempo integral e investir na formação de professores e merendeiras.
TURISMO: Crescimento recorde e impacto econômico
O prefeito comemorou o crescimento de 20% no turismo, com mais de 2 milhões de visitantes entre janeiro e junho, movimentando R$ 9,4 bilhões na economia local — um salto de R$ 1,6 bilhão em relação a 2024. Segundo ele, o setor gerou 322 mil empregos diretos e indiretos, 56 mil a mais que no ano anterior.
SEGURANÇA: Reconhecimento facial no PV
Entre as ações de segurança, foi implantado sistema de reconhecimento facial no Estádio Presidente Vargas, garantindo mais segurança aos frequentadores. “Todo torcedor agora entra identificado, o que gera mais tranquilidade para todos”, afirmou Evandro.
ESPORTE E JUVENTUDE: Academia Enem e eventos internacionais
No dia 16 de agosto, será retomado o projeto Academia Enem, com vagas para 8 mil estudantes. Fortaleza também será sede de dois grandes eventos esportivos: o Challenger de Triathlon (em agosto) e o Giro d’Italia (em novembro), além da 1ª Maratona Internacional da cidade, prevista para o aniversário de Fortaleza.
HABITAÇÃO: Meta de 5 mil moradias será superada
O prefeito afirmou que estão em construção 2.984 novas moradias e que outras 3 mil unidades devem ser viabilizadas nos próximos 60 dias, ultrapassando a meta de 5 mil moradias prometidas em campanha. Também foram destacadas melhorias habitacionais no Siqueira (354 casas) e em planejamento no Moura Brasil e Serviluz (1.312).
LEGISLATIVO: Parceria e projetos aprovados
Evandro destacou o envio de 31 mensagens à Câmara, com 19 projetos de lei ordinária (17 aprovados e 2 arquivados a pedido da Prefeitura) e 12 projetos de lei complementar (10 aprovados e 2 com pedido de vista). Entre os destaques:
- Revogação da taxa do lixo
- Criação de novas secretarias (Proteção Animal, Mulher, Relações Comunitárias)
- Reforma administrativa
- Criação de 256 cargos para a rede de atenção psicossocial
- Ampliação de bolsas de mestrado e doutorado
- Reajuste de 6,27% para professores e 4,83% para demais servidores
O prefeito também garantiu que os aprovados no concurso do Iplanfor começarão a ser chamados a partir de 2026.
PLANO DIRETOR: Principal pauta do semestre
A revisão do Plano Diretor de Fortaleza foi apontada como a pauta mais importante do semestre. Segundo Evandro, o texto está defasado desde 2009 e precisa ser atualizado com urgência. Foram realizados 39 fóruns nos territórios e agora terão início 8 audiências públicas temáticas, culminando na elaboração da minuta a ser enviada à Câmara.
AGRADECIMENTO E COMPROMISSO COM O DIÁLOGO
Em tom de prestação de contas e humildade, o prefeito finalizou pedindo união e reforçando seu compromisso com uma gestão que escuta, respeita e age para os que mais precisam. “Não quero uma gestão de obras faraônicas. Quero uma gestão que escute e respeite a população. Se a eleição passou, agora é hora de governar para os 121 bairros da nossa cidade”, concluiu.