
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), anunciou, nesta terça-feira (23/9), um pacote de ações para ampliar a qualidade do ensino destinado a alunos com deficiência na rede pública municipal. O anúncio foi feito durante o 4º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão, realizado no Hotel Oásis, no bairro Meireles.
Entre as medidas anunciadas estão a aquisição de abafadores de ruídos, a implantação de 420 corredores sensoriais em escolas, a entrega de 28 mil kits escolares adaptados para estudantes com deficiência e autismo, além da capacitação de 2.220 assistentes de inclusão e 750 profissionais de apoio. O investimento total é de R$ 6 milhões.
Evandro Leitão destacou que a iniciativa busca transformar a rede pública em um espaço mais inclusivo e acolhedor.
“Serão quase três mil profissionais sendo capacitados. Isso é inédito. Tudo isso numa perspectiva para nós criarmos uma nova geração mais acolhedora, mais respeitosa, onde a gente possa conviver bem com outras pessoas e ter respeito à diversidade. Respeito pelas escolhas e é isso que desejamos e queremos”, afirmou o prefeito.
A programação do seminário contou com palestra magna da professora e doutora Bárbara Carine, que elogiou a atuação da Prefeitura de Fortaleza na promoção da inclusão e da diversidade.
“Estive em vários lugares e prefeituras e posso dizer para vocês que o que estão fazendo aqui é profundamente inovador e revolucionário. É muito importante você valorizar a identidade do outro”, ressaltou.
O secretário da Educação, Idilvan Alencar, destacou que Fortaleza é referência nacional no tema.
“Fortaleza, com muito orgulho, é um dos poucos lugares do país que tem uma sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado) em todas as escolas. É muito importante ter essas salas e essas crianças terem esse apoio. Na minha trajetória de educação, faz 18 anos que estou nesta pauta. Este desafio que o prefeito Evandro Leitão me deu é o maior da minha vida”, disse.
O evento, que reúne cerca de 2 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino, tem como tema “O papel da escola na promoção da equidade educacional”. As atividades seguem nesta quarta-feira (24/09), com inscrições realizadas nos Distritos de Educação, por meio da Célula de Diversidade e Inclusão.
