Coberturas
Eusébio realiza formação de professores através do Programa de Alfabetização na Idade Certa
Home Últimas Notícias Eusébio realiza formação de professores através do Programa de Alfabetização na Idade Certa

 

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria Municipal da Educação (SME), em parceria com o CREDE 1, iniciou o processo formativo 2021, dos professores de português e matemática dos anos finais e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A ação é realizada com apoio do Departamento Pedagógico dos anos finais, da Inclusão, da Tecnologia Educacional e da Gerência do PAIC.

Participam também das formações os profissionais das salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado). Segundo o secretário de Educação de Eusébio, Júlio César da Costa, esses profissionais têm papel fundamental para o trabalho pedagógico com os alunos especiais e ainda, o poder de adaptar os conteúdos trabalhados e melhor orientar os professores que trabalham com este público em sala.

No total, participam 106 professores das 16 escolas municipais que trabalham com turmas do 6º ao 9º ano. Já nos anos iniciais foram 101 participantes (nas turmas do 1º e 2º anos); 55 participantes (nas turmas dos 3º anos) e 90 participantes (nas turmas do 4º e 5º anos). Os docentes terão uma extensão das formações na plataforma Google Classroom, onde serão postados textos para leituras complementares, fóruns e debates. Os encontros acontecerão mensalmente.

Formações

As formações realizadas foram as seguintes: com relação aos anos finais, no dia 20 de abril, a professora Domênica Nadir Papaleo Pereira, tratou do  tema “letramento literário e o ensino remoto como linguagem no ensino fundamental nos anos finais” e o professor Francisco Cleber Araújo Neres, do eixo Matemática, abordou o tema;  utilização do padlet nas aulas de matemática e a relação entre DCRC e a OCPC.

Com relação ao anos iniciais tivermos as seguintes formações: com a professora Lisânia Ropque da Silva (eixo Educação Infantil), “tema Tempo de Reencontros – Acolhimento na Educação Infantil” (14/04 a 15/04); com a professora Sandra Maria Carneiro Paula (Anos iniciais 1º e 2º ano alfabetização e letramento), o tema “alfabetização em tempos de ensino remoto: alfabetizar e letrar praticando a metodologia ativa (14/04 a 15/04); e com o professor Sávio Abreu de Freitas (3º ao 5º ano), com o tema “Literatura e a formação do leitor a as estratégias para abordagem das habilidades da OCPC com foco no letramento matemático”.

Seleção

Essa ação de professor formando professor é fruto seleção para Bolsas de Pesquisa e Extensão Tecnológica no âmbito do Programa Aprendizagem na Idade Certa (MAISPAIC), realizada pelo município em parceria com o CREDE1, Governo do Estado, que compôs o banco de formadores do referido programa. No Eusébio, os selecionados estão atuando como formadores nos Eixos: da Educação Infantil, da Alfabetização, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dos Anos Finais do Ensino Fundamental e de Gestão e Avaliação, nas áreas de Desenvolvimento Infantil, Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Gestão e/ou Avaliação, com o intuito de realizar ações pedagógicas a partir de formações continuadas de professores e gestores escolares, conforme estabelecido na Chamada Pública.

O tempo mínimo de execução das bolsas é de (03) três meses para formador (a) municipal, podendo ser prorrogado pela SEDUC/CREDE, conforme limite máximo previsto em legislação, seja para execução da ação inicialmente planejada ou para outras ações previstas no âmbito dos Eixos do Programa MAIS PAIC.

O prefeito Acilon Gonçalves comemora a parceria com o Governo do Estado para a formação dos professores de Eusébio e destaca que essa ação trará grandes benefícios para a educação do município. “Ganham os professores que terão a atualização de suas formações e os alunos que receberão os frutos dessa capacitação. Parabéns aos formadores e aos formandos”, ressaltou.

Veja Mais