Coberturas
Eusébio beneficia 250 famílias com o programa de distribuição de leite
Home Últimas Notícias Eusébio beneficia 250 famílias com o programa de distribuição de leite

 

 

A Prefeitura de Eusébio, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realiza em parceria com o Governo Federal, Ministério da Cidadania e Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), o Programa de Distribuição Gratuita de Leite (Programa de Aquisição de Alimentos PPA – LEITE). O projeto vem beneficiando 250 famílias no município. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de Eusébio, Samara Cordeiro, o programa tem como objetivo combater a fome e desnutrição de indivíduos em situação de vulnerabilidade social, em estado de insegurança alimentar e nutricional.

Ela destaca que são cadastradas no PAA-LEITE um total de 20 entidades fornecedoras do produto, proporcionando ao município o recebimento de 2.100 litros por semana, totalizando a quantia de 8.400 litros por mês. A entrega para as famílias beneficiadas acontece duas vezes por semana, sendo 1.200 litros na segunda-feira e 900 litros na quinta-feira, nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município.

O projeto também vem fortalecer o setor produtivo local e a agricultura familiar, garantindo a compra do leite dos agricultores familiares, com prioridade para aqueles agrupados em organizações fornecedoras ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, a preços justos.

Beneficiários

Para receber o leite, ou seja, ser um beneficiário consumidor do Programa, a família deve residir no município de Eusébio, estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e possuir, entre seus membros, pessoa em alguma das seguintes condições: gestantes, a partir da constatação da gestação pelas Unidades Básicas de Saúde e que façam exame pré-natal; crianças de dois a sete anos de idade, que possuam certidão de nascimento e estejam com o controle de vacinas em dia; nutrizes até seis meses após o parto e que amamentem, no mínimo, até o sexto mês de vida da criança; pessoas com 60 anos ou mais.

Caso a família esteja inscrita no Cadastro Único e possua algum membro nas condições descritas anteriormente, deve procurar o CRAS para que seja verificado se a família se enquadra como possível beneficiária e pode ser incluída no Programa. Também são beneficiários consumidores do PAA Leite as pessoas atendidas pelos CRAS, Creas, pessoas em situação de rua e equipamentos que ofertem o serviço de acolhimento e entidades de assistência social, de equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e de unidades da rede pública e filantrópica de ensino, dentre outras entidades públicas, que sirvam refeições regularmente.

O prefeito Acilon Gonçalves destaca a importância do programa, principalmente no período atual, onde há um aumento de pessoas em situação de risco social e alimentar. “Esse, juntamente com outros programas que realizamos, tem proporcionado o auxílio para as famílias mais carentes e possibilitado que elas ultrapassem com dignidade a atual situação ocasionada pela pandemia. Somente com ações conjuntas como essa, com participação do Governo Federal, Governo Estadual e a Prefeitura poderemos vencer essa grave situação de crise social e de saúde que estamos enfrentando,” pontua o prefeito.

Veja Mais