Na última quinta-feira, 14 de novembro, o secretário de Educação do município de Eusébio, Júlio Alexandre, apresentou um projeto de lei à procuradoria e ao prefeito, visando implementar uma política de alfabetização na idade certa para alunos ao final do 1º ano do ensino fundamental, aos 6 anos.
A iniciativa tem como objetivo estabelecer essa fase como uma plataforma essencial para o sucesso escolar nas etapas subsequentes do ensino fundamental.
Os dados do INEP/SAEB de 2021 revelam que 56,4% dos alunos do 2º ano no Brasil não estão alfabetizados, evidenciando uma crise na educação nacional.
Para fundamentar a proposta, Júlio Alexandre utilizou três referências: os resultados de alfabetização do município de Sobral, que mostram índices de 85% a 100% de alunos alfabetizados ao final do 1º ano, e as avaliações externas formativas realizadas em Eusébio nos anos de 2023 e 2024, que apontam resultados igualmente positivos.
A política de alfabetização na idade certa em Eusébio será respaldada pelo programa municipal “APRENDER A LER, LER PARA APRENDER”, inspirado pelo relatório do Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) de 2021.
O secretário expressou a esperança de que essa ação promova um amplo debate sobre a importância da alfabetização preventiva nas escolas públicas brasileiras, contribuindo para a formação de cidadãos mais preparados e críticos.