
Com o objetivo de promover a inclusão social e garantir a acessibilidade às pessoas com autismo nos equipamentos esportivos da Capital, o vereador Eudes Bringel (PSB) apresentou o projeto de lei 281/2021, que prevê a adaptação de espaços para esse público em estádios de futebol, areninhas, quadras, centros e ginásios esportivos de Fortaleza.
Trâmite- O projeto encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça aguardando a apreciação do parecer. Sendo aprovado, a matéria segue para votação em Plenário.
De acordo com o projeto, os equipamentos esportivos deverão estabelecerem o setor para atendimento especial com a divulgação ampla nos meios de comunicação. Este setor precisará de interposição de vidros que permitam a visibilidade dos eventos e que façam a contenção do som externo. Também deverão ser disponibilizados fones abafadores de extrema sensibilidade auditiva às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os horários de acesso e saída deverão ser de livre iniciativa tendo em vista a imprevisibilidade inerente ao comportamento autista. Os profissionais que atuarão nesses espaços também terão que receber treinamentos de noções de tratamento pessoal sobre aspectos gerais do autismo.
O autor aponta que as atividades físicas, esportivas e de lazer têm implicações diretas no emocional, cognitivo, físico, social, afetivo, psíquico e educacional, contribuindo para o desenvolvimento integral do indivíduo. “Neste sentido, efetivar a inclusão das pessoas com TEA implica oportunizar acesso a todos os ambientes que promovam o desenvolvimento”, destacou.
Dentre os objetivos da proposta destacam- se o estímulo a prática esportiva e de lazer, o fortalecimento do vínculo com a comunidade e o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com autismo.
Foto: Érika Fonseca