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Escolas de Carnaubal e Beberibe estão entre as finalistas do World’s Best School Prizes 2023
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Cinco escolas brasileiras estão entre as finalistas para o World’s Best School Prizes (Prêmio das Melhores Escolas do Mundo, do inglês), das quais quatro são escolas públicas. O prêmio, criado no ano passado pela T4 Education em parceria com a Fundação Lemann, Accenture, American Express e Yayasan Hasanah, já é considerado um dos mais prestigiados do mundo na área da educação por reconhecer o papel fundamental desempenhado pelas escolas no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

O prêmio possui cinco categorias e as vencedoras em cada uma delas serão reveladas no segundo semestre deste ano.

Ao todo, mais de 1.200 escolas em todo o mundo se inscreveram para o prêmio, das quais apenas 50 estão entre as finalistas. Dos 26 países com escolas pré-selecionadas, aqueles com o maior número de instituições nesta etapa são Reino Unido, com seis escolas, e Brasil e Índia, empatados com cinco escolas cada.

As três finalistas principais de cada uma das cinco categorias do World’s Best School Prizes serão anunciadas em setembro de 2023, seguidas pelas vencedoras em outubro. A vencedora de cada prêmio será escolhida com base em critérios rigorosos por uma Academia de Julgamento composta por líderes distinguidos de todo o mundo, incluindo acadêmicos, educadores, ONGs, empreendedores sociais, governo, sociedade civil e setor privado.

Um prêmio de 250 mil dólares será dividido igualmente entre as vencedoras dos cinco World’s Best School Prizes, cada uma recebendo uma premiação de 50 mil dólares. As 50 escolas pré-selecionadas serão convidadas a compartilhar suas melhores práticas por meio de eventos no aplicativo T4 Communities ou Kits de Ferramentas de Transformação Escolar, que mostram suas abordagens inovadoras e instruções passo a passo sobre como outros podem replicar seus métodos para ajudar a melhorar a educação em todos os lugares. Os Kits de Ferramentas de Transformação Escolar das escolas vencedoras e pré-selecionadas do ano passado já estão disponíveis online.

Saiba mais sobre as escolas do CEARÁ

EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves – Finalista na categoria “Apoio à Vida Saudável”.

Escola pública de ensino médio em Carnaubal, Ceará, tem fornecido um suporte vital aos estudantes que lutam para reintegrar à sociedade desde a pandemia da COVID-19, além de criar uma cultura de apoio e empatia em toda a comunidade escolar. Com uma queda de 67% em apenas 18 meses no número de estudantes que precisam de apoio social e emocional, o projeto Adote um Estudante da escola não apenas melhorou a vida dos alunos, mas também aumentou a conscientização sobre a importância da saúde mental dentro da comunidade escolar e além dela.

Em uma comunidade onde a violência e outros comportamentos emocionais têm sido comuns entre os estudantes, a escola passou a perceber novas ansiedades afetando as crianças da comunidade à medida que a sociedade começou a se abrir após os períodos de lockdown da pandemia. Dentro da própria escola, cerca de 6% da população estudantil foi eventualmente diagnosticada com problemas emocionais graves, incluindo automutilação.

Como resultado, a escola desenvolveu o projeto Adote um Estudante para identificar os alunos vulneráveis, fornecer assistência por meio de um psicólogo profissional, ajudar os alunos a trabalhar de forma mais eficaz em habilidades socioemocionais nas salas de aula e educar a comunidade escolar sobre a importância da saúde mental.

A escola apresentou inicialmente o projeto aos pais e ao órgão governamental local para ajudar a explicar seus objetivos e aumentar seu alcance. Os estudantes então se encaminham para o programa ou são encaminhados por seus pais ou professores. A partir daí, a escola os inscreve no projeto. Devido ao estigma associado à saúde mental na comunidade, alguns alunos resistem a entrar no programa e só podem ser encorajados.

Do número original no lançamento do projeto em setembro de 2021, menos de 10 estudantes continuam a receber assistência. Aqueles que receberam apoio relataram melhorias na autoestima e bem-estar geral, resultando em melhor desempenho acadêmico e uma renovada sensação de esperança. O projeto também viu um aumento no apoio e engajamento da comunidade.

EEMTI Jaime Tomaz De Aquino – finalista na categoria “Ação Ambiental”

Escola pública de ensino médio em Beberibe, Ceará, está redefinindo o papel da educação na criação de um futuro mais verde e sustentável. Superando os desafios de sua localização e da falta de árvores existentes, a escola tem promovido conscientização ambiental e abordado questões como práticas desperdiçadoras e descarte incorreto de resíduos. Como resultado, a escola tornou-se uma instituição reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade.

Pouco após sua construção em 2019, a EEMTI Jaime Tomaz De Aquino ingressou no Programa Selo Escola Sustentável da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC) como forma de implementar um programa abrangente focado no currículo, gestão ambiental, espaço físico e educação socioambiental, a fim de reverter a consciência limitada sobre questões ambientais e práticas prejudiciais na comunidade.

O currículo da escola introduz temas como “Plástico Nocivo” para conscientizar sobre resíduos, enquanto aulas de campo e oficinas proporcionam experiências práticas na reutilização de garrafas, reciclagem de papel e criação de produtos ecológicos. A escola participa ativamente de eventos e colabora com várias organizações envolvidas na preservação da natureza.

Quanto à gestão ambiental, a escola realiza campanhas de conscientização sobre o uso de energia e consumo de água, utiliza cartazes de lembrete e formou um grupo de trabalho ambiental. Também participa da coleta seletiva de resíduos, reciclagem de papel e reutiliza água dos condicionadores de ar. O espaço físico em si foi aprimorado com novas árvores, jardins suspensos feitos de garrafas recicladas, telhados verdes, um jardim escolar e um protótipo de biodigestor.

A escola também é ativa nas redes sociais para promover o engajamento ambiental e possui um programa de rádio dedicado às informações ambientais.

As ações da escola levaram a um aumento da participação dos alunos em eventos ambientais e a laços mais fortes com grupos de ativismo e educação ambiental. Suas práticas sustentáveis reduziram o consumo de água, aumentaram a captação de água da chuva e produziram adubo orgânico. Notavelmente, ajudou a reduzir o desperdício doméstico descartável em aproximadamente 80%.

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