
A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco está com 230 vagas abertas para cursos básicos gratuitos, nas modalidades presencial e on-line, com início em janeiro de 2026. A iniciativa integra a programação do equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, com gestão do Instituto Dragão do Mar, e tem como foco a iniciação em técnicas gastronômicas, cultura alimentar, empreendedorismo e gestão.
As inscrições acontecem em ciclo único nos dias 6 e 7 de janeiro de 2026, das 9h às 17h, exclusivamente pelo site oficial da instituição. As aulas serão realizadas entre os dias 12 e 16 de janeiro, com carga horária de 20 horas para todos os cursos ofertados.
Entre as opções on-line estão os cursos Cozinha do Mar e Cozinha Vegana e Vegetariana, ambos no turno da noite, com 70 vagas cada. Já na modalidade presencial, são ofertados os cursos Ficha Técnica: Custo e Precificação, com 50 vagas, Pizzas Artesanais, com 20 vagas, e Tortas Decoradas: Fatias Perfeitas, também com 20 vagas, todos no turno da noite.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, com 70% destinadas a pessoas que ainda não participaram de cursos da Escola de Gastronomia Social. O resultado final será divulgado no dia 9 de janeiro de 2026. Os participantes que alcançarem frequência mínima de 75% receberão certificação digital gratuita.

