Últimas Notícias
Encontro de Gestores debate implantação de política de resíduos sólidos nos municípios nesta sexta
Home Últimas Notícias Encontro de Gestores debate implantação de política de resíduos sólidos nos municípios nesta sexta

 

O Governo do Ceará, em parceria com a Assembleia Legislativa, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace), realiza Encontro de Gestores, de forma virtual, para tratar da “Implantação da Política de Resíduos Sólidos nos Municípios”.

O encontro vai ser realizado por meio de parceria entre as Secretarias do Meio Ambiente, Cidades e Ciência e Tecnologia, por meio do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).

O evento terá transmissão simultânea pelos canais do YouTube da Secretaria do Meio Ambiente e da Assembleia Legislativa (TVAssembleiaCeara).

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, fala sobre o evento, cujo objetivo é fechar os lixões no Ceará.

Política Estadual de Resíduos

A política estadual de resíduos sólidos, em sintonia com as diretrizes da PNRS, promove “políticas pré-aterro” por meio da implementação ações para reduzir ao máximo o volume de resíduos que vem sendo destinado aos mais de 300 lixões existentes no Ceará como também para os aterros regularmente operados.

A lógica é: reduzindo o volume de resíduos a ser disposto nos aterros, menor será a área do aterro, menor o custo de instalação e manutenção e maior duração, pois só irá para o aterro sanitário o que não é mais possível de ser reutilizado ou reciclado (chamado rejeito).

A política “pré-aterro” (também chamada Coletas Seletivas Múltiplas) passa pela coleta seletiva, valorização econômica intensa de resíduos, compostagem de orgânicos, intensa recuperação dos resíduos de construção civil e logística reversa de embalagens e de resíduos especiais. Com isto pretende-se o aumento gradual do volume de resíduos reciclados, gerando renda e reduzindo a degradação ambiental na retirada de matéria-prima da natureza e no despejo nos lixões e aterros sanitários.

A SEMA entregou aos 184 municípios do estado os Planos de Coletas Seletivas Múltiplas. Em tais planos estão previstos, em cada município, 1 (uma) Central Municipal de Resíduos (CMR) e 790 ecopontos que darão o suporte necessário para população destinar seus resíduos recicláveis.

Compartilhe:
Veja Mais