Coberturas
Emprego no setor industrial cearense apresenta 1º crescimento em 2020, aponta Observatório da Indústria
Home Últimas Notícias Emprego no setor industrial cearense apresenta 1º crescimento em 2020, aponta Observatório da Indústria

 

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) divulgou a pesquisa Indicadores Industrias, com dados relativos ao mês de agosto de 2020. Pela primeira vez, o emprego no setor industrial apresentou crescimento desde janeiro de 2020, aumentando em 0,8% em relação ao mês anterior.

São considerados Indicadores Industriais os seguintes dados: Faturamento real; Horas trabalhadas na produção; Emprego; Massa salarial real; e Rendimento médio real.

A maior parte dos indicadores industriais apresentou resultados positivos em agosto, excetuando Horas Trabalhadas na Produção e Rendimento Médio Real.

Assim como o indicador Emprego, Faturamento Real também cresceu: 12% em relação a julho, perfazendo a segunda maior taxa de crescimento registrada no ano, alcançando o nível pré-pandemia no índice.

Na mesma esteira do faturamento, a Massa Salarial Real aumentou em 0,3%.

Horas Trabalhadas na Produção e Rendimento Médio Real diminuíram ligeiramente, variando em -0,3% e -0,6%, respectivamente. Em certa medida, isso se relaciona com os acordos de suspensão dos contratos dos empregados e redução das jornadas de trabalho.

Um indicador que se destacou foi a Utilização da Capacidade Instalada, que registrou o maior valor desde de novembro de 2019, alcançando 79,6% de utilização. Isso mostra aquecimento da produção, confirmado pela produção física da Indústria Geral, que registrou um aumento de 5,7% em agosto no Ceará.

 

Veja Mais