Esse avanço é impulsionado por ações do Sebrae Ceara que contribuem para um Ceará cada vez mais empreendedor.

O Ceará continua a consolidar sua posição como um polo de empreendedorismo no Brasil, impulsionado por um ambiente de negócios cada vez mais favorável e pela resiliência e criatividade de sua população. Em 2024, o estado registrou um crescimento de 6% na abertura de novas empresas em comparação com o ano anterior, e as projeções para 2025 são ainda mais otimistas, com a expectativa de ultrapassar 150 mil novos negócios. Esse cenário promissor é resultado de ações voltadas para proporcionar um ambiente favorável à transformação de ideias em negócios e aumento da competividade das empresas.
As pequenas empresas são o motor dessa expansão, apresentando números expressivos na economia local. Empreender exige mais que apenas coragem: exige planejamento, organização, conhecimento, liderança, políticas públicas, inovação e apoio especializado. É nesse contexto que o Sebrae-CE desempenha um papel fundamental, estando presente em todo o Ceará para oferecer o apoio necessário para quem já tem ou desejar abrir um negócio.
Com o objetivo de fomentar a economia e incentivar o surgimento de novos negócios, o Sebrae-CE tem sido um catalisador de sucesso para milhares de empreendedores nos últimos anos. Através de consultorias, capacitações e suporte estratégico, micro e pequenos empresários têm conseguido não apenas abrir suas portas, mas também expandir suas operações e conquistar reconhecimento no mercado.
Para ilustrar esse impacto e inspirar novos negócios, “O Sebrae é pra você” celebra as mais diferentes histórias de sucesso de nossos clientes e parceiros. A ação evidencia o protagonismo dos empreendedores e reforça a atuação do Sebrae em todo o território cearense.
Um exemplo notável é o Empório San José, uma charmosa cafeteria em São Benedito. Gutierre Costa, proprietário do empreendimento, destaca a importância do Sebrae: “Esse empreendimento iniciou há dois anos e o Sebrae está presente desde o início. As consultorias oferecidas foram indispensáveis para o negócio prosperar.” A cafeteria, inclusive, participou de duas edições do Selo Sebrae de Qualidade Empresarial, chegando a conquistar o Selo Diamante em apenas um ano.
Empório San José conquistou Selo Sebrae de Qualidade Empresarial. (Foto: Sebrae Ceará)
A atuação descentralizada do Sebrae/CE, com suas 12 unidades regionais distribuídas por todo o território cearense, é crucial para o sucesso desses resultados. Essa estratégia permite identificar e abordar de forma mais eficaz os desafios e oportunidades de cada localidade, oferecendo soluções personalizadas.
No Cariri, região localizada no sul do Ceará que se destaca como um polo estratégico de desenvolvimento com grande diversidade econômica, sociocultural e ambiental, o Sebrae Regional atende 26 municípios. E apenas em 2024, mais de 13 mil empresas foram apoiadas pelas ações do Regional Cariri. Uma prova de que a localidade tem grande potencial para o desenvolvimento.

Já no Centro-Sul, a região é notada pelo seu potencial econômico, impulsionado pela força do agronegócio, do comércio e da indústria têxtil. Ao todo, 16 municípios são atendidos pelo Sebrae Regional, que durante o ano anterior realizou mais de 39 mil atendimentos. Isso mostra que os pequenos negócios são cruciais para o desenvolvimento econômico regional.
Na localidade da Ibiapaba são as riquezas naturais, agrícolas e culturais que fortalecem o caminho para que a região se consolide como um polo de inovação e sustentabilidade. Atendendo a 14 municípios, o Sebrae Regional ofertou apoio a mais de 10 mil empreendimentos, mostrando que os pequenos negócios têm muito a crescer e prosperar.
Nos Inhamuns, semiárido nordestino, a economia é movida principalmente por iniciativas locais. A região que abriga sete municípios tem o apoio do Sebrae Regional que já realizou mais de 15 mil atendimentos somente no ano passado. Isso é um reflexo de que os moradores acreditam no empreendedorismo.
Já na região do Jaguaribe, a produção de laticínios se destaca. A localidade, que é considerada um polo comercial estratégico no Ceará, conta com o apoio do Sebrae Regional para mais de 11 mil empreendimentos nos 16 municípios atendidos. É com essa mentalidade que os negócios locais fazem a economia girar.
O litoral leste do Ceará cresce impulsionado pelo turismo, feiras gastronômicas e artesanato de renda que encantam visitantes e movimentam a economia. Na região, que é composta por 7 municípios, o Sebrae Regional realizou mais de 44 mil atendimentos em 2024. Isso indica que a criatividade dos empreendedores impulsiona a criação de novos negócios.
No Maciço de Baturité, a produção de café sombreado, o ecoturismo na serra e o comércio fomentam a economia local. O Sebrae Regional está presente na região, que abriga aproximadamente 240 mil habitantes, atendendo cerca de 6 mil clientes nos 13 municípios. Isso evidencia que o comércio da região cresce a cada ano.
Em Fortaleza e na região metropolitana, o potencial econômico é bastante diversificado e impulsiona o PIB do estado. Em apenas um ano o Sebrae Regional alcançou a meta de mais de 1 milhão de atendimentos, provando que a veia empreendedora do povo local movimenta grande parte da economia cearense.
A região Norte apresenta um conjunto de potencialidades econômicas com destaque para a inovação e a sustentabilidade. O apoio estratégico do Sebrae Regional, mais perto de seus parceiros, proporcionou, ao longo do último ano, mais de 90 mil atendimentos.
Na região Oeste, o território se consolida como um polo estratégico no Ceará, impulsionado pelo segmento de comércio e serviços. O empreendedorismo local tem o apoio direto do Sebrae Regional, que realizou, em 2024, mais de 60 mil atendimentos. Fica evidente que existe na localidade um mercado em plena expansão.
O sertão central se fortalece com a indústria de confecção, os mercados públicos e os festivais que movimentam a economia regional. O Sebrae Regional está presente apoiando o empreendedorismo nos 14 municípios da região que abriga quase 460 mil habitantes. Tudo isso mostra que empreendedores transformam desafios em novas possibilidades.
Na localidade de Crateús, a economia do lugar é impulsionada principalmente pela agropecuária que representa uma parcela significativa do PIB regional. Com o suporte do Sebrae Regional, que chega nos 13 municípios da região, mais de 8 mil empresas foram atendidas no último ano. É por esse motivo que a economia local é impactada de forma significativa
Seja no início da jornada empreendedora, durante o processo de crescimento ou em momentos de reformulação, o Sebrae/CE se posiciona como um parceiro estratégico. A instituição oferece um leque abrangente de soluções, adaptadas a todos os perfis de empreendedores, desde o Microempreendedor Individual (MEI) até empresas de pequeno porte já consolidadas no mercado.
“Com presença em todas as regiões do estado, o Sebrae reafirma seu compromisso com o fomento ao empreendedorismo e o apoio aos pequenos negócios. ‘O Sebrae é pra você’ destaca a atuação da instituição como agente de transformação econômica e social ao lado de quem empreende e impulsiona o desenvolvimento local.”, afirma a instituição.
O Sebrae acredita na força de quem sonha, realiza e transforma. Por isso, está ao lado de cada empreendedor cearense apoiando trajetórias, fortalecendo negócios e impulsionando o desenvolvimento onde tudo começa: nas pessoas. O Sebrae é pra você e para um Ceará mais empreendedor.