Com apoio técnico do Sebrae na capacitação de empreendedores e permissionários, Mercado Público e Centro de Negócios irão potencializar o desenvolvimento urbano e econômico da região.

Na união entre história, cultura e empreendedorismo, o município de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, escreve um novo capítulo para um dos seus mais emblemáticos espaços urbanos, o Mercado Público José Fernandes Castelo. O projeto foi realizado pela Prefeitura Municipal e integra uma agenda mais ampla de requalificação urbana com foco em resultados econômicos. A revitalização vai além da estrutura física, envolvendo também estratégias de ambientação, identidade visual, acessibilidade e reposicionamento dos espaços como polos de negócios, cultura e serviços.
A transformação de espaços públicos em centros de convivência, empreendedorismo e identidade cultural é uma das estratégias mais potentes que o Sebrae tem desenvolvido em parceria com municípios cearenses. Em Tauá, esse trabalho ganha forma com a entrega da revitalização do Mercado Público e do Centro de Negócios, dois equipamentos localizados lado a lado e agora prontos para impulsionar o comércio local, fortalecer a agricultura familiar e ampliar o turismo de experiência na região.
Para Gina Sena, articuladora do Sebrae na região do Sertão dos Inhamuns, o Sebrae tem uma atuação estruturada na revitalização de espaços públicos em todo o Ceará. “Nosso foco é transformar esses lugares em territórios de desenvolvimento, onde tradição e inovação se encontram para gerar novas oportunidades. Em Tauá, encontramos na Prefeitura uma parceira comprometida com essa visão, o que nos permitiu entregar um projeto estratégico para a cidade e para os empreendedores locais”, destaca.
O projeto contempla melhorias estruturais, acessibilidade, ambientação e sinalização, além da criação de espaços destinados à gastronomia, ao artesanato e à comercialização de produtos típicos da região.
O novo Mercado Público de Tauá passa a abrigar 57 boxes para a comercialização de produtos da agricultura familiar, carnes, artesanato e alimentos típicos da região, como queijos, doces e a tradicional carne de sol. Já o Centro de Negócios, com 101 boxes, foi pensado como ambiente de circulação e desenvolvimento de pequenos negócios, com infraestrutura adequada para feiras, eventos e atividades comerciais variadas. A proposta é tornar os espaços mais modernos, funcionais e acolhedores, preservando a memória e mantendo viva suas raízes.
As obras garantem mais conforto, segurança e acessibilidade para comerciantes e consumidores, e inserem Tauá em uma rota de cidades que apostam no planejamento urbano como caminho para o progresso.
A iniciativa faz parte de uma visão mais ampla de desenvolvimento urbano e econômico que o município vem construindo com apoio técnico do Sebrae Ceará. É uma ação integrada que gera impacto territorial e transforma o modo como a cidade se relaciona com seus espaços públicos. Ao apoiar esse processo de revitalização, o Sebrae entende que está contribuindo diretamente para a geração e emprego e renda, atração de investimentos e fortalecimento da identidade local.
Ao longo de três meses, permissionários e comerciantes participaram de ações de capacitação empreendedora desenvolvidas e aplicadas pelo Sebrae, visando garantir a qualidade dos serviços oferecidos, a satisfação dos clientes e o desenvolvimento sustentável do espaço comercial. “Permissionários bem capacitados estão mais bem preparados para enfrentar os desafios do mercado, entender as necessidades dos consumidores e aplicar práticas que valorizem seus produtos e serviços”, reforça Gina.
Além disso, a formação promove o alinhamento com as normas do mercado, incluindo aspectos sanitários, de segurança e atendimento ao cliente, o que contribui para um ambiente mais organizado, seguro e agradável para todos.
Os novos equipamentos de Tauá reafirmam um compromisso com o futuro, sem esquecer do passado. É a prova de que quando poder público, setor produtivo e instituições se unem por um propósito comum, o desenvolvimento encontra o seu caminho no coração da cidade.
Patrimônio histórico e potência econômica
Historicamente o mercado Público de Tauá José Fernandes Castelo desempenha um papel central na economia local, sendo o principal local de comercialização de produtos agrícolas, artesanato, carnes, e outros itens produzidos na região. Ele também funciona como um espaço de convivência, onde as pessoas se reúnem para trocar histórias, fortalecer laços comunitários e celebrar a cultura local.
Mesmo com as diferentes reformas, o espaço ainda preserva sua essência tradicional. Até hoje continua sendo ponto de referência para quem busca a gastronomia típica do sertão, com destaque para a carne de sol, os queijos e os doces regionais.
O Mercado Público de Tauá é considerado patrimônio vivo que preserva a memória, a identidade e expressa a riqueza cultural dos Inhamuns.

Mercado Público de Tauá conta com 51 boxes (Foto: Divulgação)