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Em Seminário, governadora Izolda Cela reforça compromisso e pactuação para mais avanços na educação pública cearense
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No Ceará, o compromisso com a melhoria da qualidade da educação pública também compreende a contínua análise dos resultados conquistados. Nesse sentido, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, promoveu, na manhã desta segunda-feira (26), o “Seminário de Apropriação dos Resultados do Saeb e Ideb 2021”, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento, que contou com a presença da governadora Izolda Cela e da titular da Seduc, Eliana Estrela, também reuniu pesquisadores, prefeitos, gestores educacionais e professores de todos os municípios cearenses.

A programação do seminário contou ainda com a palestra “Os resultados do Ideb do Ceará e a superação dos desafios”, apresentada pela coordenadora geral do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Lina Kátia Mesquita Oliveira.

No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 16, o Ceará reafirmou por que tem sido referência na educação pública. A rede pública cearense permaneceu com o melhor resultado do País nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), também conquistando o 2º e 3º lugar nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e do Ensino Médio, respectivamente.

Para além da celebração, a governadora reforçou que o momento é de compreender o desempenho e fortalecer ainda mais a política estadual de educação, que tem na parceria com os municípios uma marca registrada. “O horizonte que nós temos é a excelência da escola pública do Ceará em todos os níveis e lugares. Um desafio a longo prazo, que compromete nossos esforços e competência em cada tempo presente, no aqui e agora. Para avançar sempre, temos as parcerias [com instituições e gestões municipais], que são nossa força de articulação e colaboração. Sem educação bem firmada e escola de qualidade, a chance dessa transformação progressiva é bem menor. Por isso, nos engajamos para cumprir bem a etapa de formação de crianças e jovens, para um Ceará melhor”, afirmou a governadora Izolda Cela, destacando o investimento para universalizar o ensino de tempo integral na rede estadual.

Eliana Estrela também enfatizou que os avanços resultam de um trabalho coletivo, que agora pauta a recomposição das aprendizagens prejudicadas pela pandemia da covid-19. “Nosso compromisso, mais uma vez firmado neste seminário, é que as crianças e os jovens estejam na escola, aprendendo na idade certa. Esse resultado passa por todos os gestores, profissionais da educação e famílias. Nós avançamos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, mas ainda não estamos confortáveis. Estamos agindo para recompor as aprendizagens perdidas na pandemia, com muito trabalho e educação, porque a escola é um lugar de sonhos e construção”, pontuou.

Também estiveram presentes na abertura a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiza Aurélia; a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Ada Pimentel; a coordenadora do Forum Estadual de Educação, Ciza Viana; o secretário-geral da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Joacy Alves dos Santos Junior, representando o presidente Júnior Castro; e demais autoridades.

Resultados no Ideb

Nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, o Ceará tem o melhor resultado do Nordeste, de acordo com o Ideb. Mesmo com a pandemia, a rede pública cearense também superou a meta proposta pelo MEC. No anos finais, o Ceará seguiu no topo com nota 5,3, ultrapassando a projeção para 2021 (4,8). Mesma nota alcançada por São Paulo. Nos anos iniciais, o estado obteve 6,1 pontos, superando em 1 ponto a meta estabelecida pelo MEC. Com esse resultado, o Ceará saiu da terceira posição e conquistou o 2º lugar no ranking nacional, ficando atrás apenas de Santa Catarina (6,2).

Ainda de acordo com o Ideb 2021, 30 municípios e 87 escolas cearenses estão entre os 100 melhores resultados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dos 10 municípios mais bem colocados no Brasil nos anos iniciais, os seis primeiros são cearenses, com destaque para Ararendá, no Sertão dos Crateús, que ficou em 1º lugar, com o Ideb 9,5. As dez melhores escolas públicas neste nível são todas do Ceará.

Outro destaque cearense é a Escola de Ensino Fundamental Francisca Diogo Gomes, localizada na zona rural de Massapê. A escola obteve 9,9 na avaliação, tornando-se a melhor escola pública nas séries iniciais do Brasil.

Resultado recebido com muita alegria pela comunidade escolar de Massapê, segundo afirmou a secretária municipal da Educação, Sandra Maria Mota. “Uma grande festa para nossa educação, que viveu muitos desafios na pandemia. Fizemos investimentos para a continuidade das aulas, com o ensino remoto, e para o retorno presencial. A Francisca Diogo, mesmo sendo uma escola da zona rural, com seus desafios particulares, conseguiu trazer todos os alunos de volta para sala de aula. Isso contribui para o nosso trabalho direcionado, o que garante esse resultado positivo”.

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