Últimas Notícias


Elmano de Freitas anuncia pacote emergencial com quatro medidas para proteger economia do Ceará dos efeitos do tarifaço dos EUA
Home Últimas Notícias Elmano de Freitas anuncia pacote emergencial com quatro medidas para proteger economia do Ceará dos efeitos do tarifaço dos EUA

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou na manhã desta quarta-feira (6) um conjunto de quatro medidas emergenciais para reduzir os impactos das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros — entre eles, castanha de caju, calçados, mel, pescado e água de coco, que têm forte presença na pauta de exportações do Ceará.

As ações foram definidas após reuniões do governador com o secretariado e representantes dos setores produtivos afetados e já integram um Projeto de Lei enviado para votação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

“Tomei decisões necessárias de apoio a empresas cearenses que vendem seus produtos aos Estados Unidos. Nós precisamos garantir o emprego do nosso povo, apoiar as empresas e a economia cearense”, afirmou Elmano.

As quatro medidas anunciadas:

  1. Auxílio financeiro direto às empresas cearenses exportadoras para os EUA;
  2. Compra de produtos dessas empresas para abastecer equipamentos públicos do Governo do Estado;
  3. Antecipação de pagamento de créditos que as empresas têm direito com o Estado;
  4. Ampliação dos incentivos fiscais, com a criação de um Comitê Estratégico para monitorar e ajustar a aplicação das ações.

Além disso, o governador destacou que o pacote pode ser ampliado conforme o andamento da crise e as necessidades dos setores atingidos.

“Se forem necessárias outras medidas, tomaremos, ouvindo os setores econômicos do nosso estado. O que nós pretendemos com essas decisões é a garantia dos empregos do povo cearense, as empresas mantendo seus negócios e, assim, a economia cearense continuar crescendo, gerando oportunidades e emprego para o nosso povo”, reforçou Elmano de Freitas.

Compartilhe:
Veja Mais