
Assegurando o fortalecimento e a regionalização da saúde pública, o Governo Federal destinará mais de R$ 20 milhões em investimentos para reforçar a saúde do município de Brejo Santo e de toda a região do Cariri. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas, acompanhado do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales; da secretária da Saúde do estado, Tânia Mara Coelho; e de outras autoridades.
Com investimentos do Ministério da Saúde, o hospital municipal de Brejo Santo passará a contar com uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), oferecendo atendimento especializado e integrado ao paciente com câncer, desde o diagnóstico até o tratamento. “Com esses investimentos, Brejo Santo vai avançar muito no diagnóstico e tratamento do câncer para a população de toda a região, com hemodinâmica, além de garantir o aumento no número de cirurgias para os cearenses”, afirmou o governador.

Elmano de Freitas também comemorou o sucesso da parceria com a União e destacou que a maior beneficiada é a população. “Aqui discutimos ações muito importantes para o povo do Cariri, medidas que reforçam o serviço público de saúde da região’, pontuou. ‘Não tenho dúvida de que estamos dando um grande passo para a melhoria da saúde pública do nosso povo. É um grande trabalho que realizamos de mãos dadas”, completou.
Representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, reforçou o compromisso com o Estado do Ceará e com a população cearense. “Com esse conjunto de forças, unidos, vamos credenciar o serviço de oncologia em Brejo Santo, ampliar o número de diagnósticos e, já no início do processo, dobrar a oferta de ressonâncias, tomografias e cirurgias, reduzindo o tempo de espera. Nossa equipe técnica estará presente e qualificada”, destacou.
Responsável pela pasta da Saúde no Estado, a secretária Tânia Mara Coelho destacou que, além do tratamento oncológico, outros procedimentos também terão sua capacidade ampliada. “O Unacon vai oferecer tratamento de câncer à população, ampliar a realização de exames e procedimentos cirúrgicos, não apenas voltados à oncologia, mas também a outras necessidades. Com o aparelho de hemodinâmica, será possível realizar cateterismo e desobstruir veias e artérias lá mesmo em Brejo Santo”, explicou. “Estamos cumprindo nosso compromisso: levando a alta complexidade e a resolução dos problemas de saúde para mais perto dos pacientes’, concluiu.