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Dicas para aumentar as vendas e a presença digital nas próximas datas comerciais
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Depois do Dia dos Pais, duas datas nos meses de setembro e outubro prometem movimentar as redes sociais: Dia do Cliente (15/09) e o Dia das Crianças (12/10).
Nesse contexto, é fundamental que os donos de micro e pequenos empresas estejam preparados para potencializar suas vendas usando todos os recursos possíveis, principalmente os digitais.
O Sebrae orienta que é importante que os empreendedores estejam atentos à necessidade de diversificar seus canais de venda e de ampliar sua presença digital. É a hora de organizar e explorar o banco de clientes, preparar os estoques e pensar em novas estratégias. Veja algumas dicas:

  1. Prepare-se
    Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender o que está por trás de um e-commerce: quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing. Elabore um Plano de Negócios e tenha em mente também se pretende concorrer em nichos ou no mercado de massa, em que a competição será basicamente por preço. Se tiver dúvida, acesse o site do Sebrae que pode dar orientações necessárias. A Central de atendimento 0800-570-0800 é gratuita e você pode acessar o portal do Sebrae: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ce?codUf=6
  2. Tenha um site 100% funcional
    Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa ter a navegação facilitada, para que não desista e procure uma concorrente. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada, problemas em encontrar o que procura.
  3. Seja verdadeiro
    Não prometa o que não puder cumprir. Exponha com clareza questões sobre cobrança de frete e prazo de entrega. Isso proporcionará confiabilidade ao site e poderá ser fator decisivo de compra. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.
  4. Dedique-se à logística
    Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!
  5. Ofereça multicanais ao cliente
    É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante ou depois da compra.
  6. Monte uma equipe preparada e bem treinada
    Todos os profissionais das áreas de conteúdo, design, tecnologia da informação e marketing devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.
  7. Invista na gestão do negócio
    A parte de trás do balcão representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-la para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.
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