Últimas Notícias
Dia do Ortopedista (19/9): SESI Ceará dá dicas para melhorar o bem-estar físico
Home Últimas Notícias Dia do Ortopedista (19/9): SESI Ceará dá dicas para melhorar o bem-estar físico

 

Para homenagear os profissionais que exercem ortopedia, o SESI Ceará conversou com o médico ortopedista da entidade Leandro Rêgo sobre as atribuições dessa especialidade clínica, principais assuntos em pauta e, ainda, dicas para o melhorar o bem-estar físico. A data é celebrada no dia 19 de setembro.

Formado pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) há onze anos e com residência em Traumato-Ortopedia realizada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), há cinco anos, o especialista está no quadro de colaboradores do SESI Ceará há pouco mais de um ano.

Para ele, a atuação na especialidade é extremamente desafiadora. “Comecei com cirurgias traumatológicas no SUS e em jogos de futebol do Ceará Sporting Club. Em seguida, iniciei o atendimento no consultório no Hemoce e, posteriormente, no SESI Ceará. O traumato-ortopedista pode trabalhar nos níveis ambulatorial e hospitalar, trazendo versatilidade a profissão”, declara.

No SESI Ceará, atende semanalmente nas unidades Parangaba e Centro, realizando consultas ortopédicas para os trabalhadores da indústria e seus dependentes, bem como para a comunidade. “A instituição proporciona-me condições para um atendimento humanizado dos pacientes, com respeito e atenção”, destaca o médico ortopedista.

Atualmente, ele relata que existe uma verdadeira epidemia de dor, seja aguda ou crônica. “O sedentarismo e a obesidade comprometem a qualidade de vida da população, acentuando as queixas de incômodos articulares. A redução da mobilidade pode acentuar o natural processo de envelhecimento, elevando a perda de massas óssea e muscular. Associadamente, com o desgastes das articulações e tendões, devido a sobrecarga, nota-se aumento na quantidade de lesões degenerativas osteoarticulares”, relata Leandro.

De acordo com o especialista, a prática do exercício físico e o hábito da nutrição adequada são medidas cruciais para uma vida saudável. Muitas das queixas referidas pelos pacientes nas consultas poderiam ser resolvidas com a progressiva adoção de um estilo de vida mais benéfico. “Costumo afirmar que a solução de alguns problemas ortopédicos não é encontrada na consulta, ela está no cotidiano do paciente”, finaliza.

Dicas para melhorar o bem-estar físico

Para trabalho em home office ou formato híbrido:

– Observe a ergonomia, promovendo uma estrutura adequada, com ajuste de cadeira, mesa e distância do monitor
– Longos períodos de imobilidade devem ser evitados. Faça intervalos rápidos, em média a cada hora, para alongamento e caminhada
– Pratique cotidianamente atividade física para promover o fortalecimento da musculatura, diminuindo o risco de lombalgia e tendinopatias

Para pessoas da 3ª idade

– Pratique exercícios físicos visando a hipertrofia, com o envelhecimento há uma perda progressiva de massas muscular e óssea.
– Dieta adequada com oferta de proteínas, assim, pode-se promover uma melhor composição corporal, auxiliando no equilíbrio e na mobilidade.

Veja Mais