Últimas Notícias


Deputados aprovam ampliação da CNH Popular para alunos de graduação ou ensino técnico
Home Sem categoria Deputados aprovam ampliação da CNH Popular para alunos de graduação ou ensino técnico

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou, durante a sessão desta terça-feira (07/10), projeto de lei do Poder Executivo que amplia o Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores no Estado.

De acordo com a proposição 74/25, o objetivo é ampliar e fortalecer o Programa, criado para permitir à população de baixa renda o acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com a isenção também dos serviços e taxas normalmente cobrados.

O projeto busca incluir, no seu rol de beneficiários, os estudantes da graduação ou do ensino técnico de instituições públicas estaduais e federais, permitindo que eles consigam obter a primeira habilitação de forma gratuita. O projeto autoriza ainda o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) a adquirir e a doar gratuitamente capacetes a motociclistas regularmente habilitados que atuam em serviços de entrega no Ceará.

Também foi aprovado pelo Plenário o projeto de lei complementar (PLC) 17/25, de autoria do Ministério Público do Estado do Ceará, que altera a Lei Complementar estadual nº 72, de 12 de dezembro de 2008, Lei Orgânica e Estatuto do Ministério Público do Estado do Ceará. A medida visa alterar a legislação com o objetivo de reestruturar o Conselho Superior do Ministério Público nos eixos temáticos da ampliação do número de conselheiros eleitos e da duração de seus respectivos mandatos, além de promover correção de redação.

O Ministério Público do Ceará é autor ainda do projeto de lei 75/25, também aprovado durante a votação e que altera a Lei Estadual nº 15.912, de 11 de dezembro de 2015, que institui o Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Ministério Público do Estado (FRMMP/CE). A proposta modifica a legislação, incluindo três novas receitas que passarão a integrar os recursos do Fundo. 

Outro projeto de lei aprovado foi o 80/25, do Poder Executivo, que altera as Leis nº 13.729, de 11 de janeiro de 2006, dispondo sobre o Estatuto dos Militares do Ceará, e nº 12.124, de 6 de julho de 1993, que dispõe sobre o Estatuto da Polícia Civil. A matéria, aprovada com duas emendas do líder do Governo na Casa, deputado Guilherme Sampaio (PT), tem o propósito de fortalecer o efetivo policial nas ruas, prevendo a possibilidade de, por necessidade do serviço, um terço do período de gozo de férias devido a esses agentes possa ser convertido em pecúnia.

Compartilhe:
Veja Mais