Coberturas
Deputado Salmito sugere alterar política da Petrobrás para reduzir preço dos combustíveis
Home Últimas Notícias Deputado Salmito sugere alterar política da Petrobrás para reduzir preço dos combustíveis
Na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Salmito ( PDT) comentou nesta quinta-feira (13/02), o desafio do presidente Jair Bolsonaro feito aos governadores, esta semana, sobre zerar os tributos federais sobre os combustíveis, caso os governadores eliminassem o ICMS, para reduzir o preço do produto.
“Considero inconsequente esse desafio porque a maioria dos estados brasileiros não está conseguindo pagar os seus compromissos, nem fazer investimentos a serviço da população, imagine se tirarem essa receita”, rebateu Salmito.
Segundo o deputado, é possível reduzir os preços dos combustíveis alterando medida construída, em janeiro de 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, e seguido por seus sucessores, que  “dolarizou o preço do barril do petróleo produzido no Brasil pela Petrobrás”.
“O custo da produção nacional do barril é estimado em $40, mas a Petrobras usa como referência o preço do barril de petróleo internacional que está custando $80, portanto dobrando o preço para a
população brasileira quando envia esse barril para ser refinado no Brasil em uma refinaria da própria Petrobras”, destacou.
O deputado sugere que esse debate deva ser intensificado porque, segundo ele, do jeito que está, quem ganha são os sócios privados da Petrobrás: os banqueiros.
Veja Mais