Na tribuna da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado Salmito ( PDT) comentou nesta quinta-feira (13/02), o desafio do presidente Jair Bolsonaro feito aos governadores, esta semana, sobre zerar os tributos federais sobre os combustíveis, caso os governadores eliminassem o ICMS, para reduzir o preço do produto.
“Considero inconsequente esse desafio porque a maioria dos estados brasileiros não está conseguindo pagar os seus compromissos, nem fazer investimentos a serviço da população, imagine se tirarem essa receita”, rebateu Salmito.
Segundo o deputado, é possível reduzir os preços dos combustíveis alterando medida construída, em janeiro de 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, e seguido por seus sucessores, que “dolarizou o preço do barril do petróleo produzido no Brasil pela Petrobrás”.
“O custo da produção nacional do barril é estimado em $40, mas a Petrobras usa como referência o preço do barril de petróleo internacional que está custando $80, portanto dobrando o preço para a
população brasileira quando envia esse barril para ser refinado no Brasil em uma refinaria da própria Petrobras”, destacou.
O deputado sugere que esse debate deva ser intensificado porque, segundo ele, do jeito que está, quem ganha são os sócios privados da Petrobrás: os banqueiros.