Em entrevista ao Programa do Rubão, o deputado estadual Pedro Lobo ressaltou a importância do Cariri como berço cultural do Ceará e destacou os investimentos anunciados pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado para fortalecer o setor cultural da região.
Na última quinta-feira, o Ministério da Cultura, sob a liderança da ministra Margareth Menezes, lançou no Centro Cultural do Cariri, em Juazeiro do Norte, o programa Cariri Criativo, dentro da política nacional Brasil Criativo e da iniciativa regional Nordeste Criativo.
O evento contou com a presença de deputados federais, prefeitos da região e autoridades estaduais, marcando um momento histórico para a cultura nordestina. Foram anunciados R$ 40 milhões em investimentos, via Lei Rouanet, para incentivo a projetos culturais em todo o Nordeste, tendo o Cariri como palco desse lançamento.
“Foi uma alegria muito grande para a região, porque o Cariri foi escolhido justamente por ser esse celeiro cultural, onde a cultura pulsa e corre na veia do nosso povo. O programa vai garantir mais oportunidades, mais fomento e mais valorização da nossa identidade cultural”, afirmou o deputado Pedro Lobo.
Ele também destacou o trabalho conjunto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Ceará Elmano de Freitas e da secretária estadual da Cultura Luísa Cela, que têm intensificado políticas de apoio e incentivo à cultura cearense.