Coberturas
Deputado Marcos Sobreira celebra investimento do Estado para abastecimento hídrico de Iguatu
Home Últimas Notícias Deputado Marcos Sobreira celebra investimento do Estado para abastecimento hídrico de Iguatu

O deputado Marcos Sobreira (PDT) informou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (05/06), que o Governo do Estado está elaborando edital, visando um investimento de R$ 1 milhão para recuperação do antigo sistema de abastecimento hídrico do município de Iguatu. “A ideia é recuperar 12 poços utilizados há 30, 40 anos para abastecer o município, e construir uma adutora de 1,4 km, ligando os poços ao rio Jaguaribe”, ressaltou o parlamentar. A iniciativa surgiu a partir da série de estudos realizados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) no município, após a descoberta do aquífero Julião, há dois anos.

Dados apontam que o açude Trussu, que abastece os municípios de Iguatu e Acopiara, está com 3,31% de sua capacidade. “É menos de 3,5%, o que equivale a volume morto. Então, se tornou comum as pessoas desses municípios terem acesso à água em uns dias e em outros não e água de baixa qualidade, inapropriada para o consumo humano”, destacou o deputado.

O abastecimento de Iguatu, conforme observou, é de responsabilidade total do Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município de Iguatu (Saae), órgão que, devido uma desordem administrativa, não conseguiu cavar poços e manter o abastecimento da região, “mesmo detendo um superávit financeiro de R$ 300 mil”.

O parlamentar informou que levou a questão ao Governo do Estado e à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos que prontamente autorizaram a Cogerh a visitar o município, realizar estudos e verificar quais as melhores possibilidades para regular o abastecimento. “Quero agradecer ao Governo do Estado, pois essa tarefa não é de sua responsabilidade legal e, mesmo assim, o governador não permaneceu inerte. É uma iniciativa que atesta que se trata de um governo de todos”, disse.

Veja Mais