Nesta terça-feira, 16, em entrevista ao Programa do Rubão, o deputado estadual Marcos Sobreira anunciou um marco histórico para a região Centro-Sul do Ceará: no próximo dia 23 de outubro, Iguatu receberá pela primeira vez um trem da Transnordestina com carga.
Segundo o parlamentar, o município contará com um terminal intermodal, empreendimento 100% privado, fruto do investimento dos empresários Renato Maia e Eugênio Queiroz, que destinaram milhões de reais de recursos próprios para a obra.
A fase inicial, em caráter de teste, contará com 600 toneladas de grãos, distribuídas em 10 vagões (cada um com 60 toneladas), que sairão de Simplício Mendes (PI) com destino a Iguatu. A expectativa é que o evento reúna o governador Elmano de Freitas, o ministro dos Transportes e demais autoridades.
“Será um momento histórico, a primeira vez que o trem vai parar com carga em Iguatu. Esse terminal vai trazer renda e desenvolvimento para toda a região”, destacou Sobreira.
O terminal está em fase final de conclusão e deve iniciar suas operações plenas em fevereiro de 2026, gerando milhares de empregos diretos e indiretos. A estrutura promete reduzir significativamente os custos de transporte de grãos como soja, milho e arroz, beneficiando um raio de até 100 km, alcançando municípios cearenses e também da Paraíba.
Além do impacto econômico futuro, as obras já geram empregos, com cinco construtoras envolvidas e mais de uma centena de trabalhadores atuando no local. “Esse projeto vai baratear o frete, o que significa produtos mais baratos para o consumidor final, mais oportunidades para os produtores e riqueza para toda a região Centro-Sul”, reforçou o deputado.

