O deputado federal eleito Fernando Santana destacou a estratégia de mobilização política para o segundo turno da eleição presidencial de 2026 e afirmou que aliados do presidente Lula trabalham com a meta de alcançar ou ultrapassar 70% dos votos no Ceará. Durante sua declaração, o parlamentar elogiou o governador Elmano de Freitas, reeleito no primeiro turno, e ressaltou a participação do senador Camilo Santana na coordenação nacional da campanha presidencial.
Fernando Santana apontou a abstenção como um dos fatores que poderão influenciar o resultado da votação no estado. Segundo ele, além dos eleitores que não compareceram aos locais de votação, houve pessoas que desistiram de votar devido às longas filas e ao calor registrado no primeiro turno. O deputado eleito relatou ter presenciado dificuldades durante o processo de votação e avaliou que parte desses eleitores poderá comparecer às urnas no segundo turno, contribuindo para a tentativa de ampliar a votação de Lula no Ceará.
O parlamentar também comentou a estratégia nacional da campanha, que, segundo ele, busca aumentar a votação no Nordeste e reduzir diferenças registradas em estados das regiões Sul e Sudeste. Fernando destacou a atuação de Camilo Santana na articulação política e manifestou confiança no trabalho de mobilização dos apoiadores do presidente. A meta de 70% mencionada pelo deputado representa um objetivo da campanha no Ceará, e não uma projeção confirmada do resultado eleitoral.

