Últimas Notícias


Deputado federal Danilo Forte disputa vaga de ministro do TCU e amplia debate entre Câmara e Planalto
Home Últimas Notícias Deputado federal Danilo Forte disputa vaga de ministro do TCU e amplia debate entre Câmara e Planalto

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, pretende marcar para março a eleição que definirá o novo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A vaga será aberta com a aposentadoria de Aroldo Cedraz e já movimenta intensamente os bastidores de Brasília. Três deputados federais estão oficialmente na disputa: Odair Cunha (PT-MG), Hugo Leal (PSD-RJ) e Danilo Forte (União-CE).

A polarização entre aliados do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro coloca em tensão o compromisso firmado por Hugo Motta com o PT para indicar um nome do partido à Corte. Nos bastidores, a disputa envolve críticas às negociações do Palácio do Planalto sobre liberação de emendas parlamentares e debates sobre as prerrogativas da Câmara dos Deputados.

Danilo Forte, que pode se tornar o primeiro deputado cearense a conquistar uma vaga no TCU desde 2005, quando José Pimentel tentou o cargo, afirmou que sua candidatura não tem viés ideológico. Segundo ele, a postulação é em defesa da instituição Câmara dos Deputados e do equilíbrio entre os Poderes, argumentando que o Tribunal de Contas é órgão auxiliar do Parlamento e não deve ser alvo de concentração de influência do Executivo.

Compartilhe:
Veja Mais