Últimas Notícias
Deputado Estadual Fernando Santana pede em projeto de lei cadeiras adaptadas para alunos obesos
Home Últimas Notícias Deputado Estadual Fernando Santana pede em projeto de lei cadeiras adaptadas para alunos obesos

 

Passou a tramitar na última  quarta-feira (1), na Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto de Lei 418/2021, de autoria do Deputado Estadual Fernando Santana (PT). O texto dispõe sobre a disponibilização de cadeiras adaptadas para alunos obesos estudantes da rede pública de ensino estadual.

A medida tem como finalidade atenuar um dos problemas com que os obesos se deparam e que gera desconforto, tanto de caráter físico como psicológico, que é a falta de cadeiras adaptadas. Além disso, possibilita mais conforto, uma vez que a utilização, por longos períodos, de assento de dimensões inferiores à necessidade da pessoa pode causar lesões na coluna e machucados no corpo.

Fernando Santana, autor do texto, explica que “a Gordofobia não se limita ao preconceito em relação à aparência de pessoas gordas, também é sobre a acessibilidade. Passar em catraca de ônibus, sentar uma cadeira em um restaurante e mesmo sentar na cadeira da escola são atividades comuns e acessíveis a pessoas magras, mas que podem representar preocupação e discriminação para quem é obeso.”

Uma pessoa é considerada obesa quando possui Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30, de acordo com o critério estabelecido pela Organização Mundial de Saúde. A obesidade é hoje apontada como um grave problema de saúde pública, sendo causa frequente de depressão. Além disso, configura-se fator de risco para outras enfermidades, como diabetes, hipertensão, distúrbios cardiovasculares e respiratórios.

Segundo o texto do PL, as cadeiras adaptadas seguirão os padrões e normas estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e caberá à Secretaria de Educação do Estado e ao Conselho Estadual de Educação fiscalizar a aplicação da medida a partir de sua aprovação.

Veja Mais