Nesta quinta-feira, 18, em entrevista ao Programa do Rubão, o deputado estadual Almir Bié apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Ceará para que seja feito um convite oficial ao Papa Leão XIV, com o objetivo de trazer o líder máximo da Igreja Católica ao município de Canindé, conhecido como a terra de São Francisco.
A proposta surge uma semana após o governador Elmano de Freitas entregar a revitalização do Santuário de São Francisco, que agora conta com nova estrutura para acolher romeiros e visitantes. Para Almir Bié, a visita papal seria um marco histórico para a fé nordestina e para o turismo religioso.
“Canindé hoje é a segunda maior romaria das Américas, só perde para a Itália. São quase 2 milhões de romeiros por ano. A presença do Papa Leão XIV em Canindé seria uma bênção para o povo cearense e um reconhecimento internacional da força da nossa fé em São Francisco”, declarou o parlamentar.
Convite oficial
O deputado informou que o requerimento já foi encaminhado ao presidente da Assembleia e deverá ser apreciado em plenário. “O convite já está feito. Agora é rezar para que Deus toque o coração do Papa e ele aceite visitar Canindé, nossa terra de São Francisco”, disse.
Estrutura pronta
Com a revitalização recente, Canindé passa a contar com espaços organizados para comércio, alimentação e recepção dos romeiros. “A cidade ganhou uma estrutura belíssima ao redor da estátua de São Francisco, preparada para acolher romeiros e até o Papa, caso aceite o convite”, completou Almir Bié.
Se confirmado, o encontro poderá se tornar um dos maiores eventos religiosos da história do Ceará, projetando Canindé, São Francisco e a fé nordestina para o mundo.