A deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD) deu entrada ao requerimento que solicita ao Governo do Estado, por meio da Agência de Defesas Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), um estudo para reduzir em 50% a Taxa da Guia de Transporte Animal (GTA) durante a pandemia. A proposta será apreciada pelo plenário da Assembleia Legislativa.
A GTA é o documento oficial para transporte animal no Brasil e contém informações essenciais sobre a rastreabilidade (origem, destino, finalidade, espécie, vacinações, entre outros). Cada espécie animal possui uma norma específica para a emissão da Guia, exceto os cães e gatos que são isentos da emissão desse documento para transporte.
Nesse período de isolamento social a emissão da GTA tem causado transtorno para os pequenos e micro produtores do Ceará.
“Estamos sendo procurados por pequenos produtores dos Inhamuns que estão sem condição de fazer o transporte. O custo burocrático e financeiro para a emissão da Guia vem travando a procura desse documento fazendo com que pequenos produtores da nossa região se arrisquem no transporte”, justifica a deputada.
-
"Triste fim da gestão na saúde e na educação", diz vereador Mersinho Gonçalves em sessão da Câmara Municipal de Caucaia
-
Marquinhos Tavares é diplomado para seu segundo mandato como prefeito de Itaitinga
-
Ozires Pontes é diplomado prefeito de Massapê
-
Barbalha inaugura primeira Sala do Empreendedor Rural
-
José Luciano é diplomado prefeito de Palhano
-
Deputado Domingos Neto é coautor do projeto aprovado na Câmara que proíbe o uso de celulares em salas de aula
-
Acaraú realiza Cerimônia de Premiação das Olimpíadas Estudantis e destaca talentos da educação
-
Vereador Adail Júnior reafirma apoio à gestão Sarto até 31 de dezembro e anuncia aliança com Evandro Leitão a partir de janeiro
-
Prefeita eleita de Aracati, Roberta de Bismarck, passa 3 dias em Brasília em busca de projetos, recursos e parcerias para a cidade
-
Em ação do deputado Célio Studart, Congresso Nacional recebe projeções para denunciar o abandono de animais no Brasil