
A deputada estadual Larissa Gaspar (PT) conseguiu aprovar, nesta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Ceará, a concessão da Medalha Bárbara de Alencar à deputada federal Luizianne Lins (PT). A homenagem ainda terá data marcada para a solenidade oficial de entrega, mas já movimenta os bastidores da política cearense ao colocar duas das vozes mais combativas do PT novamente em destaque.
A iniciativa de Larissa reconhece a trajetória política e o compromisso de Luizianne com a defesa dos direitos das mulheres, da democracia e da justiça social. “Luizianne é uma referência nacional na luta por igualdade de gênero, por justiça social e pela defesa intransigente da democracia. Foi uma prefeita que transformou Fortaleza e segue sendo uma voz firme em defesa das mulheres, das trabalhadoras e dos direitos humanos”, declarou a parlamentar, que é segunda vice-presidente da Alece.
A aprovação da homenagem reforça o protagonismo feminino no PT cearense e evidencia a sintonia entre Larissa e Luizianne, que há anos dividem espaço na defesa de pautas progressistas e na luta por mais representatividade das mulheres na política.
Instituída pela Resolução nº 446/2000 e atualizada pela Resolução nº 729/2021, a Medalha Bárbara de Alencar é uma das maiores honrarias concedidas pela Alece e reconhece mulheres ou instituições que se destacam na luta pelos direitos femininos e pela justiça social.

