
Começou a tramitar nesta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa do Ceará, o Projeto de Lei nº 961/2025, de autoria da deputada estadual Larissa Gaspar (PT), que concede o Título de Cidadã Cearense à jornalista, escritora e ex-deputada Manuela Pinto Vieira D’Ávila.
Natural de Porto Alegre, Manuela D’Ávila nasceu em 18 de agosto de 1981 e construiu uma trajetória marcada pelo ativismo político e pela defesa de pautas sociais. Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), iniciou sua vida pública no movimento estudantil e, aos 23 anos, foi eleita a vereadora mais jovem da história de Porto Alegre.
Manuela exerceu dois mandatos como deputada federal (2007–2015) e, em 2014, foi eleita deputada estadual, alcançando a maior votação do estado para o cargo. Também concorreu à prefeitura da capital gaúcha em três oportunidades e, em 2018, foi candidata à Vice-Presidência da República na chapa com Fernando Haddad (PT).
Reconhecida nacionalmente pela defesa dos direitos das mulheres, da democracia e da participação popular na política, Manuela anunciou em 2024 estar sem filiação partidária.
Após a leitura em plenário, os projetos seguem para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), para a Procuradoria da Casa e para as comissões técnicas de mérito. Se aprovados, serão encaminhados para a votação em plenário. No caso dos projetos de indicação, cabe ao Governo do Estado, se concordar, transformá-los em mensagem para a tramitação legislativa.