Coberturas
Deputada Érika Amorim quer garantir avaliação psicológica para estudantes da rede pública do Ceará
Home Últimas Notícias Deputada Érika Amorim quer garantir avaliação psicológica para estudantes da rede pública do Ceará


Identificar possíveis causas que dificultam a aprendizagem, proteger e prevenir problemas sérios no ambiente escolar, como bullying, discriminação e violência, é possível. Pensando nisso, a presidente da Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, deputada Érika Amorim (PSD), criou o projeto de lei nº 390/2019, que dispõe sobre a realização obrigatória de avaliação psicológica nos alunos da rede pública de ensino no Estado.

Segundo a parlamentar, a avaliação psicológica de crianças e adolescentes, além do aspecto diagnóstico, tem um caráter preventivo importante, uma vez que possibilita a identificação precoce de condições que podem trazer diversas consequências para o seu desenvolvimento no que se refere à aprendizagem e ao longo de toda a sua vida.

“Por meio da avaliação psicológica e da análise comportamental do aluno é possível ao profissional identificar as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo proposto em sala de aula e até mesmo na relação com os colegas”, justifica.

De acordo com a proposta em trâmite no Legislativo, o psicólogo deverá possuir diploma com graduação em Psicologia, com no mínimo 150 horas, em disciplinas relacionadas a Psicologia Escolar/Educacional e estágio comprovado na mesma área e ter Graduação em Psicologia com Especialização em Psicologia Escolar/Educacional.

O projeto prevê, ainda, que a Secretaria de Educação do Estado poderá realizar convênios com Universidades e Faculdades em funcionamento no estado do Ceará para atendimento das unidades escolares que não possuam psicólogo em seu quadro técnico. “Quando a avaliação psicológica diagnosticar algum tipo de transtorno, a equipe técnica escolar deverá encaminhar o aluno para que seja assistido em uma unidade de saúde por psicólogos clínicos”, explica Érika Amorim.

Veja Mais