Últimas Notícias
Defensores Públicos são homenageados na Câmara de Fortaleza
Home Últimas Notícias Defensores Públicos são homenageados na Câmara de Fortaleza

Diversos servidores públicos foram homenageados pela Câmara, por meio do Vereador Júlio Brizzi, autor do requerimento. A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira, 19, no Plenário da Câmara. Os agraciados receberam certificados pelo reconhecimento do trabalho realizado em prol da população economicamente vulnerável. Dentre as personalidades reconhecidas estavam a defensora pública geral do Estado do Ceará, Drª. Elizabeth Chagas, a defensora pública do Estado do Ceará, Drª Mariana Lobo, o chefe da Defensoria Pública da União no Estado do Ceará, Dr. Filippe Augusto dos Santos Nascimento e a representante da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará, Drª. Carolina Bezerril da Fonte Reis.

O propositor da solenidade, vereador Júlio Brizzi (PDT), destacou a Defensoria Pública como Instituição responsável por garantir os direitos dos cidadãos e o cumprimento da Constituição Federal. “A gente faz uma homenagem da ‘casa do povo’, para uma instituição, que talvez seja uma das principais instituições democráticas do estado de direito, quando a gente tem o dia 19 de maio pra comemorar a data do defensor público, a importância da Defensoria Pública. É quem vai garantir, na prática, a efetivação dos direitos do cidadão, os direitos que estão na Carta Magna, os direitos que estão na Legislação Federal, mas que muitas vezes, vocês podem falar melhor do que eu, a gente vê aqui, na Câmara, no trato político, a gente acompanha como tem tanta gente, tantos irmãos e irmãs nossas, que não sabem nem o direito que tem. Não sabe nem as regras democráticas e as regras de cidadania, pra sua própria sobrevivência, muitas vezes. O trabalho de vocês é representar a advocacia pública. Isso é muito nobre, é nobilíssimo, de vocês estarem ali, do lado do povo, vendo o sofrimento no dia a dia, absorvendo e sentindo a dor real da vida do nosso povo, aqui do Estado do Ceará e de Fortaleza, especificamente. Fortalecer a Defensoria, reconhecer o trabalho de vocês é reconhecer a própria constituição”, ressaltou o Vereador.

A defensora pública geral do Estado do Ceará, Drª. Elizabeth Chagas falou das principais atribuições da Defensoria Pública e a importância dos defensores se reinventarem para um bom atendimento à população. “Ser defensor Público, ser defensora pública é algo que nos renova a todo dia. Todo dia, quando a gente acorda e tem um novo desafio, a gente se empolga para fazer mais, para fazer melhor e para encontrar ideias, e projetos, e políticas públicas, e que a gente consiga encontrar, tanto no ponto de vista individual, como coletivo a solução do problema, ali, pro cidadão, pra cidadã. Então a Defensoria Pública, nos termos da Constituição, é a expressão e instrumento do regime democrático. Mas ela é muito mais do que isso, ela é essa Instituição que dá vez e voz às pessoas em situação de vulnerabilidade. Mas não só isso, é a Instituição incumbida, também, em defesa dos direitos humanos. Mas não só isso, é a Instituição que precisa se reinventar. Eu costumo dizer que na Constituição Federal tem um caminho, ali, aberto, pra gente trabalhar e reinventar a Instituição todos os dias. Então, todos os dias, a Defensoria Pública encontra um novo significado nas mãos de cada um defensor e defensora do Estado do Ceará e também da União. Então, nós, todos os dias, pensamos em algo novo para poder responder e corresponder à população”, disse.

O Defensor Público

O defensor público atua na defesa dos direitos dos cidadãos que não têm condições financeiras para arcar com os custos de um advogado. O profissional pode atuar tanto na Defensoria Pública Federal, quanto na Estadual. Por esse motivo, o especialista da área lida com questões diversificadas, desde crimes até a resolução de conflitos de ordem trabalhista. Vale ressaltar que para a contratação do profissional é necessário buscar auxílio na Defensoria Pública, órgão que visa atender as questões jurídicas de cidadãos em situação vulnerável.

Defensoria Pública do Ceará

Defensoria Pública da União

Foto: André Lima

CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Compartilhe:
Veja Mais