Últimas Notícias


Da Peixada à Tapioca: Como os Bairros Gastronômicos de Fortaleza Refletem a Tradição Cearense
Home Últimas Notícias Da Peixada à Tapioca: Como os Bairros Gastronômicos de Fortaleza Refletem a Tradição Cearense

Fortaleza, a capital do Ceará, é uma cidade muito conhecida por sua ótima culinária, que atrai turistas de todas as partes do mundo para experimentar seus ótimos pratos.

Desde a peixada cearense até o famoso baião de dois, muitos pratos fazem sucesso na cidade e são considerados patrimônios locais.

Quem está atrás de aluguel de apartamento em Fortaleza para passar uma temporada geralmente procura por opções que ficam perto de regiões gastronômicas conhecidas na cidade.

Além de trazer mais praticidade e menos tempo de locomoção, os turistas podem conhecer mais sobre a culinária e a cultura local, o que deixa a viagem muito mais interessante.

Apesar de toda a cidade ter uma forte tradição com a comida, alguns bairros específicos são conhecidos por serem mais gastronômicos, sendo lugares ideais para quem quer conhecer a cidade.

Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar para você alguns dos bairros gastronômicos de Fortaleza, então continue acompanhando e monte já o seu roteiro!

Praia de Iracema

Sem sombra de dúvidas, não podemos começar nosso artigo com outro bairro se não a Praia de Iracema.

O local, que é uma praia e um bairro, é um dos cartões postais mais visitados da cidade e oferece uma boa quantidade de bares, restaurantes e botecos que servem comidas típicas da região.

Como o local fica perto da praia, os restaurantes têm acesso a peixes e frutos do mar frescos, ou seja, experimentar a peixada cearense e camarão ao alho e olho no bairro é uma ótima ideia.

Além disso, o bairro Praia de Iracema é conhecido por ser um ambiente muito bonito, com muita música ao vivo e uma brisa do mar refrescante, o que torna o ambiente ainda melhor.

Mucuripe

Outro lugar conhecido por vender peixe frescos é o bairro Mucuripe, que também possui belíssimas praias.

Um dos grandes atrativos do bairro é o Mercado dos Peixes, que é uma parada obrigatória para quem gosta de escolher o próprio peixe ou camarões frescos.

Nas quintas-feiras a região fica bem movimentada por conta do “dia do caranguejo”, que atrai diversos moradores e turistas que querem aproveitar o melhor da gastronomia local.

Vale ressaltar que a maioria dos restaurantes, quiosques e bares do bairro Mucuripe costumam preparar seus pratos do modo tradicional, algo importante para quem quer conhecer a cultura regional a fundo.

Varjota

Sem dúvida, o Varjota é um dos bairros mais gastronômicos de Fortaleza e uma parada obrigatória para quem quer comer bem na cidade.

O bairro é uma área nobre do município e, com o passar dos anos, tornou-se um polo gastronômico consolidado em Fortaleza, muito visitado por turistas.

Apesar de ser uma região mais cara, o bairro é conhecido por abrigar tanto restaurantes sofisticados quanto espaços que oferecem comidas regionais tradicionais, tornando o local ainda mais dinâmico.

No bairro é possível encontrar os pratos mais típicos do Ceará, como por exemplo, a peixada cearense, baião de dois e a moqueca de arraia.

Centro

Com toda a certeza, é impossível falar sobre os bairros gastronômicos de Fortaleza sem citar o bairro Centro, uma das regiões mais tradicionais da cidade.

Este bairro é perfeito para quem quer conhecer mais sobre a história e a gastronomia da cidade, sem contar que existem muitas opções bem em conta e que cabem no bolso.

Aliás, é no Centro que estão localizados o Mercado Central e o Mercado São Sebastião, conhecidos pela venda de ingredientes, artesanato e pelas lanchonetes.

Se você quer comer alguns pratos típicos como sarapatel, galinha à cabidela, cuscuz com ovo e a famosa tapioca recheada na folha de bananeira, sem dúvidas, não pode deixar de conhecer o bairro Centro.

Gostou do artigo? Então compartilhe ele em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer os bairros mais gastronômicos de Fortaleza!

Compartilhe:
Veja Mais